…Mundial da Asma

A primeira terça-feira do mês de maio assinala o Dia Mundial da Asma. Esta iniciativa da Global Initiative For Asthma (GINA) tem como objetivo melhorar a prevenção a consciencialização da população em relação a uma doença que, segundo uma estimativa da Organização Mundial de Saúde, afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Tendo em conta que cerca de 700 mil portugueses sofrem de asma e quase metade dos doentes não têm a doença controlada, este ano a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), o Grupo de estudos de doenças respiratórias da APMGF (GRESP) e a Mundipharma juntaram-se a várias figuras públicas para levar a cabo uma campanha audiovisual de sensibilização sob o mote ”Que a Asma não te Pare!’.

No vídeo, os padrinhos António Zambujo, José Eduardo Agualusa, Andreia Rodrigues, Maria Rueff e Dalila Carmo alertam para importância de consultar um médico para diagnosticar e tratar a patologia.

A asma, quando não é devidamente tratada, tem um grande impacto na vida dos doentes, limitando fortemente a sua atividade profissional, escolar e social. No entanto, com o tratamento adequado é possível ter uma vida perfeitamente normal”, diz Ana Morete, vice-presidente da SPAIC.

Prova disso é o caso de David Beckham, ex-futebolista britânico de sucesso, que foi diagnosticado com a doença na infância. Nunca se soube até 2009, ano em que foi fotografado a usar um inalador durante um jogo.

O David sofre da doença desde pequeno, mas obviamente não teve nenhum efeito na sua performance”, revelou na altura o seu agente, Simon Oliveira, ao Daily Mail.

O ex-ciclista espanhol Miguel Yndurain, que venceu a Volta à França durante cinco anos consecutivos, e Rosa Mota, ex-atleta portuguesa que se sagrou campeã olímpica e mundial em maratona, representam outros casos em que a asma não impossibilitou uma carreira de sucesso no desporto.

Atualmente, as principais dificuldades no controlo deste problema respiratório são a já referida inadequada adesão ao tratamento regular e contínuo, e a utilização incorreta dos dispositivos inalatórios. Como tal, a aposta continua na capacitação dos asmáticos para terem um papel ativo e determinante.

Uma melhor e mais adequada gestão da doença é vital para o sucesso do controlo da asma e obtenção dos melhores resultados de saúde”, reconhece o Dr. Rui Costa, coordenador do GRESP.

A campanha ”Que a Asma não te Pare!’ vai estar presente nos principais canais nacionais e também nas redes sociais.