Gripe masculina – será que os homens exageram? Uma investigadora responde que não!

“Gripe masculina”. É verdade. O termo existe. E foi incluído no Dicionário de Oxford, Inglaterra, para designar os homens suspeitos de exagerarem os seus sintomas quando sofrem uma constipação ou um problema de saúde de pequenas dimensões.

Mas será que isto é verdade e os homens exageram mesmo? Ou serão simplesmente mais “fraquinhos” e “imunologicamente inferiores”? Foram as perguntas que a médica britânica Kyle Sue, especialista na área de saúde familiar, decidiu investigar. Os resultados foram publicados recentemente (dezembro, 2017) no científico Bristish Medical Journal.

E os resultados da sua investigação revelam que de facto, os homens sentem estes sintomas de forma mais agressiva. A especialista chama a atenção para os vários estudos que provam o facto de as mulheres responderem melhor à vacina da gripe comparando com os homens.

Há ainda estatísticas que mostram que os homens dão mais entrada nos hospitais por gripe do que as mulheres, estando ainda em maior risco de morte, desencadeada por infeções respiratórias, complicações mais frequentes na população masculina.

Sue, a investigadora do Canadá, sugere que esta fragilidade respiratória pode dever-se precisamente a um sistema imunitário mais fraco. O que explicaria os sintomas mais severos da gripe e o tempo que estes demoram a recuperar de doenças (com sintomas semelhantes aos da gripe) comparativamente com mulheres (3 dias versus 1.5 dias).

A pesquisa continua. Mas a “gripe masculina” afina, pode ser real!

Comentários

comentários