Dia de Nossa Senhora de Fátima

É um dos projetos da minha vida. Fazer o Caminho de Santiago. Não sei ainda quando será.

A Fé dos outros é para mim matéria de um enorme fascínio. Comove-me e toca-me. Fátima é um lugar inexplicável, ao qual volto sempre. Longe das multidões e dos dias mais marcados pelo calendário. Eu sou agnóstica. Mas não existe nada mais bonito que a igreja mais humilde. Talvez eu ainda não saiba o que sou. Ou se estou a caminho de qualquer coisa.

Fátima terá hoje cerca de 37 mil peregrinos que aqui chegaram a pé. É a peregrinação internacional aniversária de maio ao santuário, um ano após a visita do papa Francisco e a canonização de Francisco e Jacinta Marto.

As celebrações começaram no sábado, às 18h30, na Capelinha, e terminam hoje,  domingo com missa, bênção dos doentes e “procissão do adeus”, que começou por volta das 10 horas.

Esta peregrinação internacional foi presidida pelo cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong, e tem como tema “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”.

Alguns peregrinos que se encontram neste momento em Fátima partilham com Júlia – De Bem com a Vida alguns dos seus momentos desta caminhada de Fé:

“O ambiente é de fé. Cada um chega ao santuário com as suas alegrias e sofrimentos, perdas e tristezas, esperanças e preces, certezas e dúvidas e encontra na boa mãe a resposta, a luz que tudo acalma e tranquiliza. Não há preces sem resposta. É nossa senhora de Fátima é a nossa certeza de amor. Como disse o Papa Francisco há um ano aqui: temos mãe”, conta Ana Monteiro, neste momento em Fátima.

Dia de Nossa Senhora de Fátima Susana-1

Susana Marques e Luís Serrão, um casal de médicos entre os peregrinos: “Integrei um grupo de cerca de 40 pessoas. Parti quinta-feira, da vala do carregado e quando cheguei ao santuário… É uma sensação indescritível… tudo o que vivemos, sentimos, as pessoas que conhecemos e as histórias que partilhamos é único. Torna-nos muito mais ricos e faz-nos pensar nas prioridades da vida. Sem dúvida uma experiência a repetir.”

Dia de Nossa Senhora de Fátima Susana-2

Um grupo de peregrinos movidos pela Fé, até Fátima

Dia de Nossa Senhora de Fátima Fatima-Sofia-3

Luisa Afonso deixou os seus dois filhos com o marido e fez o caminho de 3 dias. Está agora em Fátima.

Dia de Nossa Senhora de Fátima Susana-3

O entusiasmo vence o cansaço!

Dia de Nossa Senhora de Fátima Fátima-Sofia-4

Peregrinação de Fátima. A Fé que faz a caminhada

 

Dia de Nossa Senhora de Fátima Fátima-Sofia-1

Susana Silva chegou ontem a Fátima, a tempo da procissão das velas

 

 

Comentários

comentários