As minhas sugestões de autores - Dia Mundial Língua Portuguesa

Dia Mundial Língua Portuguesa, 5 Maio

Que livros aconselharia eu a comprar, a propósito do Dia Mundial de Língua Portuguesa? – questionaram-me hoje.

Tome nota de alguns, que estão entre os autores de língua portuguesa, que mais gosto de ler: Norberto Morais, Inês Pedrosa, Isabel Stilwell, Rodrigo Guedes de Carvalho, João Tordo, José Eduardo Agualusa. Não estão todos aqui. Mas esta mão cheia de personalidades talentosas do mundo da escrita já é uma boa pista das minhas preferências literárias.

 

Dia Mundial da Língua Portuguesa. Sabia que…

Dados sobre a Língua Portuguesa
i. É uma língua falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, em 2050
serão quase 400 milhões e em 2100 serão mais de 500 milhões, segundo estimativas
das Nações Unidas;

ii. É a língua mais falada no hemisfério sul.

iii. 3,7% da população mundial fala português;

iv. É a quarta língua mais falada no mundo como língua materna, a seguir ao mandarim, inglês e espanhol (observatório da língua portuguesa)
v. O português é a língua oficial dos 9 países membros da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – e em Macau.

vii. Organizações internacionais em que a Língua Portuguesa é língua oficial e/ou de trabalho: Organização dos Estados Americanos (OEA), Mercosul, Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Comissão Económica para a América Latina e Caraíbas (CEPAL), Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação,
a Ciência e a Cultura (OEI), União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Europeia (UE), UNESCO, CPLP, Organização Mundial da Saúde, Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Comunidade de Estados do Sahel-Saara (CEN-SAD), Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), Zona de Paz e Cooperação do
Atlântico Sul (ZPCAS), Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA); Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

viii. Há 47 universidades na República Popular da China que ensinam o português como língua estrangeira e cerca de 5.000 alunos que frequentam esses cursos.

ix. O português é a quinta língua mais utilizada na internet, teve uma taxa de crescimento de quase 2000 % entre 2000 e 2017, é a terceira ou a quarta mais utilizada no Facebook.

x. Na área da ciência, embora o inglês seja a língua dominante, a língua portuguesa tem conseguido criar os seus espaços próprios de comunicação e publicação científica. O Brasil criou a Scientific Eletronic Library Online, amplamente participada por países de língua portuguesa e espanhola. As revistas e cientistas de língua portuguesa também vão tendo presença crescente em outras bases de revistas científicas de alcance global, como a SCOPUS e a Web of Science. Há também vários repositórios académicos e portais de conhecimento de acesso aberto online, designadamente no Brasil, Cabo Verde e Portugal.

 

Comentários

comentários