Senador australiano dá um murro no jovem de 17 anos, após ser atingido com um ovo na cabeça.
Em conferência de imprensa, senador australiano de extrema direita Fraser Anning culpa a imigração pelos ataques terroristas.
Os ataques a duas mesquitas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, provocaram 49 mortes, 48 pessoas ficaram feridas, das quais 20 em estado grave. O assassino transmitiu o ataque em direto, através do Facebook. A rede social eliminou as contas do criminoso e, segundo divulgou, está a tentar também eliminar também os vídeos do ataque. O autor do crime identificou-se como australiano de 28 anos, defensor da extrema-direita e contra a imigração.
A Conferência de Imprensa decorreu este sábado e as imagens gravadas mostram o senador Fraser Anning, senador de extrema-direita, no meio de jornalistas, e perto de um adolescente, que, enquanto filma o discurso, parte um ovo na cabeça do senador, em resposta ao seu discurso (vídeo).
O senador australiano culpou a imigração muçulmana pelo ataque terrorista da Nova Zelândia. Já na sexta-feira, tinha proferido declarações polémicas, ao referir que os ataques às mesquitas promoveram “o medo crescente do aumento da presença muçulmana nas comunidades australianas e neozelandesas”.
Scott Morrison, o primeiro-ministro australiano, disse que os comentários de Anning, foram “terríveis e feios e não têm lugar na Austrália” (segundo a ABC).
O seu lugar no Parlamento pode estar em risco: acaba de ser criada uma petição da change.org, que exige a expulsão de Fraser Anning do parlamento e que já conta com 250.000 assinaturas.
O jovem de 17 anos, que foi agredido pelos “homens do senador”, foi preso e aguarda em liberdade atá ao decorrer de novas investigações. Mas nas redes sociais, há quem lhe chame o herói.
Segundo o The New York Times, há pessoas a doarem fundos, online, para cobrirem os honorários legais do adolescente, e para ajudá-lo a comprar “mais ovos”.
“A verdadeira causa de derramamento de sangue nas ruas da Nova Zelândia é o programa de imigração que permitiu aos fanáticos muçulmanos migrarem para a Nova Zelândia”
Declarações do Senador Fraser Anning no Twitter
https://www.youtube.com/watch?v=e-Ye7e0l7mg