Pés, para que vos quero? Para ir ao Museu do Calçado!

O novo espaço cultural é na Torre Oliva.

Inaugurado a 5 de novembro em São João da Madeira, o museu do calçado tem mais de 500 exemplares de sapatos para deitar o olho. 

As mãos experientes neste ofício estão em São João da Madeira e foi ali que nasceu o Museu do Calçado. Ali está retratada a memória da indústria do calçado na região, e a realidade do design em Portugal no século XX, sem esquecer a inovação do século XXI.

“O Museu do Calçado alimenta-se de colaborações que envolvem o universo humano do setor do calçado, desde o operário ao patrão, passando pelos comerciais, lojistas, consumidores e designers, recuperando importantes memórias individuais e coletivas que estruturam o ser das comunidades. É, por isso, um espaço em contacto com a sua comunidade de acolhimento e que visa dar a conhecer o seu ser e o seu o saber fazer”,

pode ler-se no site.

Nas exposições de longa duração pode aprender tudo sobre a história da produção do calçado, a evolução desta peça ao longo do tempo e a realidade que se vive em Portugal.

O Museu do Calçado está dividido em cinco áreas. A primeira, dedicada ao fabrico tradicional e outra inteiramente dedicada à produção industrial. Já na terceira, quem visitar o museu ficará a conhecer a evolução dos sapatos desde a pré-história até ao final do século XX. Na quarta área expositiva, podemos ver sapatos produzidos pelos principais designers de todo o mundo. Por fim, na última área, contemplam-se obras de artistas nacionais e internacionais que tiveram como inspiração o sapato.

 

Pés, para que vos quero? Para ir ao Museu do Calçado! 16_1553544112016

Em exposição no Museu do Calçado

Pode ser ainda visita a exposição temporária: “Luís Onofre. Uma história de paixão, herança e trabalho duro”. O conhecido designer de sapatos português vê o seu trabalho e obra de uma vida expostos, após uma carreira de 17 anos.

Pés, para que vos quero? Para ir ao Museu do Calçado! 3252_1600504112016

Sapatos de Luís Onofre.

Mais informações:

Museu do Calçado
Rua Oliveira Júnior, nº 591
3700-204 S. João da Madeira

Tel: + 351 256 004 006

E-mail: [email protected]

Comentários

comentários