pope-francis

Papa pede aos media para romperem o ciclo vicioso das notícias negativas

Mensagem do Para Francisco chega no âmbito do Dia Mundial das Comunicações Sociais (28 Maio 2017)

Papa aconselha os profissionais da comunicação a dar notícias de forma mais positiva.

“Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo” é o título da mensagem do Papa Francisco para o próximo dia 28 maio.

Creio que há necessidade de romper o círculo vicioso da angústia e deter a espiral do medo, resultante do hábito de se fixar a atenção nas «notícias más» (guerras, terrorismo, escândalos)).

escreve o Papa na sua mensagem

Mas assim sendo, para Francisco, o importante não é “ignorar o drama do sofrimento, nem cair num optimismo ingénuo”.

Queria que todos procurássemos ultrapassar aquele sentimento de mau-humor e resignação que muitas vezes se apodera de nós, lançando-nos na apatia, gerando medos ou a impressão de não ser possível pôr limites ao mal. Aliás, num sistema comunicador onde vigora a lógica de que uma notícia boa não desperta a atenção, e por conseguinte não é uma notícia, e onde o drama do sofrimento e o mistério do mal facilmente são elevados a espetáculo, podemos ser tentados a anestesiar a consciência ou cair no desespero

diz ainda.

Por fim, considera que “tudo depende dos «óculos» que decidimos pôr para ver a realidade: mudando as lentes, também a realidade aparece diversa”.

A comunicação deve respeitar “o ‘espaço’ de liberdade” de cada um e identificar “a boa notícia presente na realidade de cada história e no rosto de cada pessoa.”

 

Comentários

comentários