Porque temos dificuldade em dizer “não”?

Porque temos dificuldade em dizer “não”?

Cada vez que tento dizer “não”, o meu coração salta. Sinto-me tão aflita e ansiosa que acabo por ficar calada. Por um lado, tenho receio do que a outra pessoa possa dizer, mas, por outro, também sinto culpa. Porque é que isso acontece?

Nem sempre é fácil dizer não, mas sem dúvida que saber dizê-lo em determinadas circunstâncias é vital para manter relações equilibradas, sejam elas a nível pessoal, profissional e emocional. Margarida Vieitez, especialista em Mediação Familiar e de Conflitos e em Terapia de Casal, explica por que nos custa tanto dizer “não”.

Dizer “não”, além de não ser fácil, pode fazer-nos sentir culpados. Não sei onde fomos buscar a ideia de que temos de dizer “sim” a tudo o que nos pedem, mas parece que essa necessidade está marcada nos nossos genes e que temos de lutar com ela todos os dias.

Desde cedo, somos ensinados a agradar aos outros e, quando não o fazemos, pensamos de imediato que os desiludimos, que não somos boas pessoas, que não vão gostar de nós ou, por exemplo, que não somos merecedores de nada… A estes pensamentos, chamamos crenças irracionais. Não sabemos porque tem de ser assim, não o compreendemos, mas todos nós, ou quase todos, sentimos uma espécie de alergia a dizer a palavra “não”. De facto, não é fácil dizer “não”, mas mais difícil do que dizê-lo é lidar com as consequências de um “sim” em vez de um “não”.

Ninguém pode dizer “não” por si. É você que tem de aprender a dizê-lo. E quando conseguir fazê-lo, vai sentir que tem novamente o controlo da sua vida nas suas mãos e não nas mãos dos outros. Para o ajudar, proponho-lhe o seguinte exercício:

− Em frente a um espelho, recorde algumas perguntas que lhe tenham feito a que respondeu “sim” em vez de “não”. Faça-as a si próprio e responda “não” três vezes para cada uma delas.

Repita este exercício sempre que desejar. Vai ver que quanto mais o repetir mais facilidade terá de dizer “não”.

*Autora do livro Verdades, Mentiras e Porquês, A Esfera dos Livros

Faça download gratuito da app Júlia – De Bem com a Vida. Através da App Store ou Play Store!

Comentários

comentários