3 horas para brincar e 0 para ver vídeos no telemóvel – recomendações OMS para crianças até aos 5 anos

“Depois logo se vê” não parece ser um bom lema de saúde.

Ou a Organização Mundial de Saúde (OMS) não teria publicado este conjunto de recomendações para crianças até aos 5 anos. O objetivo, segundo os autores deste documento partilhado há dias, é proteger as gerações futuras de doenças como a obesidade.

“O que realmente precisamos de fazer é trazer de volta a brincadeira para as crianças”, aponta Juana Willumsen, da OMS. “Trata-se de fazer a mudança do tempo de sedentarismo para o tempo de brincadeira, protegendo o sono.”

“Alcançar saúde para todos significa fazer aquilo que é melhor para a saúde desde o início das nossas vidas”, explica o médico Tedros Adhanom Ghebreyesu.

Para o diretor-geral da OMS, a primeira infância pode ser uma fase muito importante para adquirir bons hábitos. Por isso, um conjunto de especialistas desta organização avaliou o impacto de determinados comportamentos nas crianças e, com base nas conclusões, desenvolveu novas directrizes para a atividade física, sedentarismo e sono das crianças até aos 5 anos.

“Melhorar a atividade física, reduzir o tempo de sedentarismo e garantir o sono de qualidade em crianças pequenas irá melhorar a sua saúde física, mental e o seu bem-estar e vai ajudar, no futuro, a prevenir a obesidade infantil e doenças associadas”, referiu Fiona Bull, responsável por programas de prevenção na OMS.

Sabia que… O não cumprimento das atuais recomendações de exercício é responsável por mais de 5 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano em todas as faixas etárias.

Recomendações (Fonte: OMS)
Bebés (até 1 ano)

Pelo menos, 30 minutos em posição de bruços (barriga para baixo) ao longo do dia, enquanto acordados.

Não é recomendado visionar ecrãs. O tempo sedentário deve passar por ouvir histórias

Ter 14 a 17 horas (0 a 3 meses de idade) ou 12 a 16 horas (4 a 11 meses de idade) de sono de boa qualidade, incluindo sestas.
Crianças: 1 – 2 anos

3 horas de atividade física ao longo do dia. Mais é melhor.

Crianças de 1 ano de idade: momentos sedentários (como assistir TV ou vídeos, jogar jogos de computador) não são recomendado. Crianças com 2 anos de idade: o “tempo de ecrã” não deve ser superior a 1 hora; menos é melhor.

Ter de 11 a 14 horas de sono de boa qualidade, incluindo sestas.
 

Crianças: 3 – 4 anos

3 horas de atividade física, sendo que, pelo menos 60 minutos, deverão ser atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa; mais é melhor.

O “tempo de ecrã” não deve exceder 1 hora; menos é melhor.

Ter de 10 a 13 horas de sono de boa qualidade, que podem incluir uma sesta.

 

Comentários

comentários