Criança 1º ciclo máscara

1º ciclo regressa às escolas na segunda-feira. O uso de máscara divide os pais.

O uso de máscaras continua a não ser obrigatório para crianças com menos de dez anos. Contudo, o Ministério da Educação (ME) indicou às escolas que comprassem um kit com três máscaras para distribuição pelos alunos do 1º ciclo.

A Associação Nacional de Diretores de Escolas (ANDE) encara esta medida como um reforço da segurança no regresso ao ensino presencial, mas a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) contrapõe e explica que a utilização de máscaras no 1º ciclo não é consensual entre os encarregados de educação. “Não temos, neste momento, dados científicos objetivos que nos digam que o uso de máscaras nestas idades é mais vantajoso”, explicou Jorge Ascenção à imprensa, remetendo uma possível decisão para a Direcção-Geral de Saúde.

Na próxima segunda-feira, os alunos do 1.º ciclo regressam às escolas – juntamente com as crianças das creches e do pré-escolar. Na segunda reabrem também os ATL para as mesmas idades. Este é a primeira fase do calendário do desconfinamento. A 5 de Abril, retomarão o ensino presencial os alunos do 2.º e 3.º ciclos. E o regresso do secundário, das universidades e dos institutos politécnicos está marcado para 19 de Abril.

 

 

Comentários

comentários