Depois do grande sucesso da estreia de Nuestros Nombres, os bailarinos clássicos internacionais Filipa de Castro e Carlos Pinillos regressam amanhã, dia 25 de março, com o espetáculo de dança de homenagem a José Saramago, no Centro Cultural Olga Cadaval.
Foi inspirado no romance do Nobel português Todos os Nomes, que este par de bailarinos clássicos do nosso país teve a ideia de fusionar música e teatralidade em forma de crónicas dançadas.
Longe de se encerrarem no presente para falar do que somos ou dos tempos que vivemos, Filipa de Castro e Carlos Pinillos, acompanhados pelo Trio Scherzo, propõem uma obra de caráter íntimo e emocional, demonstrando que a estética estilizada da dança clássica continua a ser um elemento poderoso de comunicação no momento de plasmar com honestidade a essência do que o ser humano sempre representou.
O espetáculo recorre a uma proposta repleta de obras musicais, com o ponto de partida no período romântico acompanhado de Tchaikovsky, Rachmaninov, Liszt, Saint-Saëns ou Schubert, até chegar aos nossos dias com Astor Piazzolla. Desde o homem que se enamora de uma mulher desconhecida até ao destino inevitável de uma morte segura, tudo se encontra presente em “Nuestros Nombres”.
Amanhã, dia 25 de Março, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, às 21h.
Bilhetes à venda: https://www.ticketline.pt/evento/nuestros-nombres-para-saramago-71432
Instagram: https://www.instagram.com/nuestrosnombres.a.saramago/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
Como ação educativa e de partilha, no dia seguinte a cada espetáculo, é oferecida uma Masterclass de dança clássica. Neste caso, destina-se aos alunos das escolas de dança da periferia de Sintra e terá lugar nas instalações da EDAM, dia 26 de Março às 11h30, sendo aberta a alunos exteriores. A faixa etária é entre os 12 e 18 anos.
A lotação é limitada de forma que as inscrições são feitas para as mensagens da página de Instagram @filipadecastro_carlospinillos