Abril, invenções mil

É inevitável sentirmo-nos culpados cada vez que usamos uma garrafa de plástico! Porquê?

  • 50% do plástico é usado apenas uma vez e deitado para o lixo.
  • O plástico demora mais de 1000 anos a decompor-se.
  • Só nos Estados Unidos, 50 mil milhões de litros de água engarrafada são bebidos todos os anos.
  • Em Portugal são emitidos, por ano e por pessoa, cerca de 20 quilos de CO2, correspondendo a cerca de 53 garrafas de 1,5 L, o equivalente a percorrer 130 km de automóvel.

E estamos só a falar do plástico utilizado em garrafas de água…

Abril é o mês das invenções e, como tal, dou a conhecer pessoas especiais que querem deixar uma pegada no mundo. Neste caso, uma pegada ecológica.

Ari Jónsson é estudante de Design de Produto na Academia de  Artes da Islândia  e apresentou durante o festival de Reykjavik DesignMarch, entre 10 e 13 de Março, uma garrafa 100% biodegradável com materiais naturais: pó de algas vermelhas (agar agar) e água.

Consciente da quantidade de resíduos plásticos que são produzidos todos os dias, Ari sentiu a necessidade” urgente” de desenvolver um material de substituição. Depois de pesquisar muitas alternativas, descobriu que o pó de agar agar, quando adicionado à água, forma um material gelatinoso. A partir daí, experimentou proporções e temperaturas de aquecimento e arrefecimento até encontrar a fórmula certa. O resultado? Uma garrafa que quando está cheia mantém a sua forma e que quando está vazia começa a decompor-se.

Cada vez mais designers experimentam com várias formas de algas, encontrando soluções  tão variadas como revestimentos arquitectónicos, fios de tecelagem para tapetes, corantes para têxteis ou fontes de energia

Iniciativas como esta reduzem em centenas de milhares os litros de água e petróleo necessários para produzir plástico, além de pouparem outras centenas de milhares de metros cúbicos em aterros. E a menos que queiramos viver em poucos anos numa grande lixeira, é necessário apoiar idealistas como Ari.

Comentários

comentários