Exercício previne cancro

A atividade física pode prevenir doenças como o cancro da mama, conclui estudo português.

Os resultados obtidos num estudo liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e levado a cabo por um grupo de investigadores sugerem que a prática de exercício físico ao longo da vida contribui para uma redução do número de lesões neoplásicas e da sua agressividade e para uma maior vascularização dessas lesões.

A investigação, financiada pela FCT, decorreu em parceria com a Universidade de Aveiro no âmbito do projeto “Avaliação bioquímica, morfológica e funcional do catabolismo muscular associado ao cancro da mama: o papel do exercício físico”.

Para realizar a investigação, a equipa recorreu a 50 ratos fêmea com 4 a 5 semanas de idade. Os animais foram aleatoriamente divididos em quatro grupos experimentais e após um período de adaptação, alguns foram exercitados num tapete rolante a uma velocidade constante de 20 metros por minuto, 60 minutos por dia, 5 dias por semana, nas 35 semanas.

No final do protocolo experimental, a equipa de investigação verificou que o número de lesões malignas quase duplicou no grupo inoculado sedentário (39 lesões malignas) quando comparado com o grupo inoculado exercitado (21 lesões malignas). “Assim, os resultados suportam a prática de exercício físico moderado para a prevenção de cancro da mama, ou mais concretamente, de fenótipos mais agressivos desta doença.”, concluiu Ana Faustino, um dos elementos da equipa de investigadores.

Comentários

comentários