Como ter uma memória invejável

Quem consegue memorizar as 51 cartas de um baralho em 21.5 segundos e em apenas uma hora memorizar 3.029 números? Alex Mullen! Tem 24 anos e revela o segredo para se ter uma memória invejável. Este jovem, entrevistado pela BBC, além de ser estudante de Medicina da Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos, ganhou o título de “Melhor Memória do Mundo”.

Até 2013 a sua memória era “normal”, no entanto, tudo mudou graças à leitura de um livro, chamado “Moonwalking with Einstein”, da autoria do jornalista Joshua Foer. Alex sentiu-se inspirado a melhorar a sua própria memória, ao ler como o autor conquistou a versão americana do prémio depois de conhecer antigas técnicas de memorização. Se não consegue lembrar-se sequer das chaves do carro, saiba que este jovem acredita que qualquer pessoa pode chegar lá através de um simples conceito: o “palácio da memória”.

Um estudo levado a cabo por  Eleanor Maguire, da University College London, no Reino Unido, analisou o cérebros de dez finalistas do Campeonato Mundial da Memória. A investigadora queria perceber se os participantes tinham diferenças estruturais cerebrais que pudessem resultar nesta predisposição para terem memórias extraordinárias. Os testes não mostraram diferenças de intelecto ou alterações estruturais. Percebeu-se que donos das super-memórias eram melhores simplesmente porque caminhavam nos seus “palácios mentais”. Para conseguirem lembrar-se de números, cada participante tinha o seu sistema para convertê-los em imagens. É o que Alex faz: converte mentalmente números em imagens e treina diariamente estas técnicas.

Comentários

comentários