É ou não um camaleão?

Tal como o camaleão muda de cor para se confundir com o meio ambiente e ficar em segurança, você adapta o seu comportamento a diferentes contextos sociais de forma a se sentir mais incluído? Este teste, publicado no livro Psy-Q de Ben Ambridge, garante revelar muito acerca de si. Até que ponto consegue mudar o seu comportamento e adaptá-lo a diferentes contextos? E o que diz isso sobre si?
Basta responder verdade ou falso às seguintes afirmações:

  1. Num novo ambiente social, muitas vezes olho para a forma de estar das outras pessoas e tento tirar dicas para mim
  2. É mais provável que eu solte uma gargalhada alta quando assisto a algo engraçado entre amigos do que sozinho
  3. Numa festa evito dar opiniões que outros possam não partilhar
  4. Às vezes finjo que estou divertido, num evento ou reunião, quando não estou
  5. Sou bom a dizer “graçolas” na cara das pessoas

Este questionário destina-se a medir a sua capacidade camaleónica. Pessoas com pontuações mais altas (ou seja, mais respostas “verdadeiras” do que “falsas”) têm tendência a mudar o comportamento de acordo com o contexto social em que se inserem. Pessoas com pontuações mais baixas têm tendência a mostrar como na realidade são: tímido, alegre ou descontraído, independentemente do contexto social onde estão inseridos.

Curiosamente, os estudos sugerem que pessoas com pontuações mais altas são bons atores e artistas, são bons a falar em público, serão melhores líderes e são melhores a lidar com a personalidade alheia.

Comentários

comentários