Tal como o camaleão muda de cor para se confundir com o meio ambiente e ficar em segurança, você adapta o seu comportamento a diferentes contextos sociais de forma a se sentir mais incluído? Este teste, publicado no livro Psy-Q de Ben Ambridge, garante revelar muito acerca de si. Até que ponto consegue mudar o seu comportamento e adaptá-lo a diferentes contextos? E o que diz isso sobre si?
Basta responder verdade ou falso às seguintes afirmações:
- Num novo ambiente social, muitas vezes olho para a forma de estar das outras pessoas e tento tirar dicas para mim
- É mais provável que eu solte uma gargalhada alta quando assisto a algo engraçado entre amigos do que sozinho
- Numa festa evito dar opiniões que outros possam não partilhar
- Às vezes finjo que estou divertido, num evento ou reunião, quando não estou
- Sou bom a dizer “graçolas” na cara das pessoas
Este questionário destina-se a medir a sua capacidade camaleónica. Pessoas com pontuações mais altas (ou seja, mais respostas “verdadeiras” do que “falsas”) têm tendência a mudar o comportamento de acordo com o contexto social em que se inserem. Pessoas com pontuações mais baixas têm tendência a mostrar como na realidade são: tímido, alegre ou descontraído, independentemente do contexto social onde estão inseridos.
Curiosamente, os estudos sugerem que pessoas com pontuações mais altas são bons atores e artistas, são bons a falar em público, serão melhores líderes e são melhores a lidar com a personalidade alheia.