The Hundred – Pilates com Carolina Patrocínio

Quando Joseph Pilates criou este programa de treino, durante a Primeira Guerra Mundial, estava longe de imaginar que os seus soldados alemães seriam sucedidos por praticantes como… Carolina Patrocínio. Apesar dos diferentes contextos e das décadas que nos separam, o objetivo da técnica mantém-se: ajudar a preservar a condição física.

Pilates: como nasceu a técnica

O pai era um premiado ginasta. A mãe, naturapata e empenhada na autocura do corpo. Talvez estas tenham sido (boas) influências para Joseph Pilates no processo de criação do seu método. Terá sido ainda relevante o facto de Pilates ter sido sempre uma criança fraca, doente, com asma, mas com vontade de superar as suas dificuldades físicas. Por isso, praticou musculação, ioga, kung fu, e alguns movimentos que viriam mais tarde a inspirar exercícios de Pilates. Foi em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, que o método começou a ser desenhado. O alemão Joseph insistia para que todos os soldados integrassem um conjunto de movimentos na sua rotina diária como forma de manter o bem-estar físico e mental. Conta-se que tal terá sido decisivo para combater epidemias. E hoje sabe-se que faz na verdade a diferença em várias situações de saúde: entre elas, as dores crónicas lombares.

Pilates: eficaz nas dores lombares
A eficácia não se comprova (apenas) pelos testemunhos ou pelo diz-que-disse. Esta técnica alivia, de facto, as dores lombares crónicas, concluem estudos científicos publicados em revistas da especialidade. Um dos mais recentes data de 2015 e foi realizado por investigadores das universidades de Palermo e de Pádua, em Itália.

Treino de Pilates − em que consiste?
Trata-se de um exercício sem impacto que desenvolve o controlo, a precisão e a fluidez do movimento. Mais do que uma atividade física, o método Pilates é uma filosofia de vida que promove força, flexibilidade, coordenação, concentração e foco, explica a personal trainer Manuela Teixeira.

Objetivo: Força do centro, centralização.

Como fazer?
Alinhamento inicial: Pés juntos com os joelhos fletidos; Sacro apoiado; Cabeça no alinhamento da coluna, com o apoio de uma toalha; Braços apoiados, cotovelos soltos alinhados com o tronco.
Ativação do Power House, ou seja, contração dos músculos abdominais, adutores (internos de coxa) e glúteos; Recolher os joelhos ao peito na largura dos ombros mantendo os pés juntos; Estender os braços para a frente na linha da bacia.

Execução:
Movimentar os braços para cima e para baixo com energia; Elevar a cabeça à vertical mantendo a dinâmica dos braços, de seguida estender as pernas, também, à vertical. A progressão consiste em descer as pernas num ângulo confortável sempre com a sacro-lombar apoiada.

Quantidade? Fazer os 100 movimentos em 10 ciclos respiratórios, sendo cinco movimentos a inspirar e cinco a expirar, aproximadamente, respiração lateral e nasal.

Dicas de segurança:
− Cabeça apoiada em situações de hérnias discais na cervical;

− No caso de pescoço com musculatura delicada, elevar a cabeça à vertical nos últimos ciclos respiratórios;

− Joelhos fletidos num ângulo confortável em situações de hérnias discais na lombar para manter o controlo do alinhamento da sacro-lombar.

Sessão de Treino orientada pela instrutora de Pilates Manuela Teixeira

 

Comentários

comentários