Foi através da 6.ª edição do festival Walk & Talk que o hotel em ruínas Monte Palace, nos Açores, ganhou cor. O que foi em tempos uma obra de arte com os mais variados luxos, é hoje em dia uma hotel fantasma, mas o artista espanhol Javier de Riba chegou à ilha. O átrio do edifício, com um pé alto de cinco andares, foi a tela do artista. O que dali saiu foi uma pintura mural no chão, inspirada nos mosaicos hidráulicos de Barcelona. Volvida uma semana de intenso trabalho, Javier de Riba, e a namorada, a também catalã Maria Lopez, com quem forma o colectivo Reskate Arts & Crafts, terminaram o projecto.
É na ilha de São Miguel, com vista para a Lagoa das Sete Cidades, que foi construído o hotel luxuoso com uma história caricata.
Tal como em Lisboa, no antigo restaurante Panorâmico de Monsanto, é um local de romaria para famílias e grupos de pessoas que por ali deambulam a tirar fotografias. A verdade é que é neste estado, em ruínas, o espaço tem mais sucesso que nos seus tempos áureos de luxo.
Vale a pena conhecer a história deste hotel que em funcionamento, na realidade pouca história teve. Constituído por cinco pisos, teve em tempos 88 quartos, dos quais uma suite presidencial, quatro enormes suites de luxo, quatro quartos duplos, 27 quartos duplos e 52 suites juniores. Tinha também dois restaurantes, três salas de conferência, uma discoteca e várias lojas. Na altura em que foi construído muitos pensaram que o turismo nos Açores iria ter um grande desenvolvimento, contudo, ninguém lá queria pernoitar.
Declarou falência 19 meses depois da inauguração, nos anos 80, e foi apelidado como “a vergonha da ilha”.
Decorria o ano de 2011 quando o edifício deixou de ser vigiado. Todo o seu recheio começou a ser roubado de imediato. Móveis, portas, carpetes, banheiras e nem os elevadores escaparam ao saque. Hoje em dia, engolido pela vegetação e pela natureza circundante, os habitants daquela ilha não acrediatam que algum dia volte a ser reabilitado como hotel. Por ali fica, o fantasma agora colorido de azul, pelo artista Javier de Riba e pela sua companheira.