Os benefícios dos óleos caseiros

Sem químicos, os óleos orgânicos são uma boa alternativa para a saúde da pele.

A maioria dos produtos de beleza contém parabenos e químicos que podem ser prejudiciais para a pele e causar poros dilatados, acne, irritações de pele e até envelhecimento prematuro.

Já dissemos aqui que a nossa pele absorve 60 % do que lhe aplicamos, e passando para a corrente sanguínea, pode ser altamente prejudicial. A conta é fácil de fazer e Sarah Villafranca alerta para o tema. “Devíamos todos trabalhar para nos sentirmos mais confortáveis na nossa própria pele, certo? Com um bom óleo de corpo, não se vai sentir “oleosa” de todo e após uns minutos de absorção, vai-se sentir perfeitamente hidratada durante todo o dia”, afirma a especialista. Queremos mesmo continuar a usar produtos com altas percentagens de químicos?

É neste sentido que muitas mulheres (e não só) se têm direcionado cada vez mais para opções naturais e orgânicas. Em vez de cremes, podemos utilizar óleos naturais. Uma opção mais em conta, mais ambientalista, pode personalizá-la a seu gosto e os benefícios são imensos. Se está disposta a alterar os seus hábitos, porque não começar pelos cremes corporais, que cobrem a maioria do corpo e estão disponíveis em sua casa para toda a família?

Todas as loções corporais são compostas por óleo e água, sendo que a sua junção é feita via emulsão. Um emulsionante é normalmente manufacturado de forma química em laboratório, embora alguns mais recentes já sejam biodegradáveis e não-tóxicos. Na maioria dos cremes estão presentes “fragrâncias”, um ingrediente com inúmeros químicos, disruptores hormonais e petroquímicos.  Já os óleos… Têm apenas isso mesmo, óleos. Sem a componente água, aqui a vantagem é que não são necessários químicos para preservar a sua qualidade. Não precisam de emulsionastes e não usam fragrâncias químicas mas sim essenciais. A melhor opção mesmo é sair do banho e usar um óleo que é anti oxidante, anti inflamatório, e completamente natural.  São aconselhados ingredientes ativos como a alfazema, óleo de argão, óleo de coco virgem, baba de caracol, mel de manuka e azeite virgem.

Para finalizar, e com os conselhos da Dr. Sarah Villafranca, Júlia-De Bem com a Vida deixa-lhe uma mistura que pode fazer você mesma:

  • 100 ml de óleo de girasol
  • 60 ml de óleo de jojoba
  • 30 mil de óleo de amêndoas doces
  • 1 colher de chá de óleo de vitamina E
  • 5 a 10 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)

 

Comentários

comentários