Os perigos de partilhar maquilhagem

Emprestou um batom a alguém que usou o pincel de outro alguém para retocar o blush.

Conhece os riscos que está a correr? Carmela Montero, a minha maquilhadora responde. 

A partilha de maquilhagem e acessórios deixa-nos susceptíveis a várias doenças: herpes, conjuntivite, acne, feridas… Esquecemo-nos de que o corpo absorve 60% do que colocamos na pele e a maquilhagem é o terreno perfeito para que as bactérias se acumulem. Tocamos no rímel com as mãos por lavar, os pincéis andam meses dentro de uma bolsinha… As hipóteses de propagação de doenças são imensas. Por isso, todos os cuidados são poucos:

Esponjas de maquilhagem: “Ficam cheias de bactérias, devemos lavá-la depois de cada uso e desinfectá-la com álcool sempre que existir alguma borbulha ou outra infeção”, afirma Carmela Montero.

Pincéis: Devem ser lavados uma vez por semana, mesmo que não os partilhemos. Em caso de partilha, devem ser borrifados com álcool.

Batom e gloss: Podem ser partilhados com uma aplicação e limpeza corretas. O batom deve aplicar-se com a ajuda de um pincel,  não contaminando assim o produto. Se não for possível, usar um pincel, aplicar o batom diretamente e depois desinfetá-lo com uma toalhita embebida em álcool ou desinfetante próprio. Já o gloss nunca deve ser aplicado com a esponja. É contaminação na certa.

Lápis de lábios: Deve ser afiado depois de cada utilização para garantir a limpeza.

Rímel: Os olhos são uma zona muito sensível e este é um produto com validade muito curta (cerca de seis meses). Por isso, neste caso o melhor é nem arriscar.

Quando já existem infecções: 

“Quando temos algum problema nos olhos (conjuntivite, por exemplo) é aconselhável não maquilhar e não partilhar material”, revela Carmela.

Se os problemas são de pele, o melhor é mesmo aplicar produtos como base, bb cream com as mãos…  “Assim não se corre o  risco de contaminar a esponja ou pincel. Se forem usados pincel ou esponja, devem ser desinfetados a seguir”, afirma a make up artist.  Já para o herpes labial, “existem uns pensos próprios que permitem maquilhar por cima”, termina.

 

 

Comentários

comentários