Governo vai legalizar Uber e fazer exigências aos motoristas

Plataformas como a Uber e a Cabify legalizadas em Portugal. Antral já reagiu, e não está feliz.

Está pronto a sair o decreto-lei para que plataformas como a Uber e a Cabify deixem de se ver em trabalhos com a lei e com a Antral. Mas será que vai mesmo acontecer? O governo português espera que sim, mas para isso, tem os seus requisitos.  

Plataformas como a Cabify e a Uber terão de requerer autorização ao regulador dos transportes para funcionarem, sendo que esta autorização será revista a cada cinco anos, e passam a ser obrigadas a ter uma sede ou representante nacional.

Para além das obrigações para a empresa, os motoristas serão obrigados a ter uma formação de 30 horas que será dada por escolas de condução. Apenas desta forma obterão um título que os permita conduzir os carros para estar plataformas. Os motoristas de táxi passam a ser obrigados a ter uma identificações visível no telemóvel e passar factura eletrónica. Seja Uber ou táxi, os veículos têm uma idade limite de sete anos.

Quem não está contente com as novas medidas são os representantes dos taxistas que admitem que ainda estar a analisar as propostas do governo. Admitem ainda manter o protesto agendado para 10 de outubro.

Comentários

comentários