obama

O último discurso de Barack Obama

A dez dias da tomada de posse de Trump, Obama diz: “Sim, conseguimos”, entre lágrimas.

“A América é hoje um lugar melhor e mais forte do que quando começamos”, disse o presidente dos Estados Unidos

Foram oito anos na Casa Branca. A poucos dias de ceder o seu lugar ao recém-eleito Donald Trump, Obama discursou e pediu aos americanos para saírem das suas “bolhas”. Falou durante cerca de 50 minutos no McCormick Place, em Chicago, para um público de 20 mil pessoas e defendeu o seu programa Obamacare, alertou para a permanência do racismo nos EUA e pediu ainda que a passagem de poder para Trump aconteça de forma pacífica.

A América não é uma coisa frágil. Mas aquilo que conseguimos não está assegurado. A nossa democracia precisa de vocês. Não apenas quando há uma eleição, mas durante toda a sua vida.

disse, pedindo mais participação na política por parte dos americanos.

Nós continuamos a ser a nação mais rica, mais poderosa e mais respeitada no mundo. A nossa juventude, a nossa diversidade e a nossa abertura, a nossa capacidade ilimitada de lidarmos com o risco e com a reinvenção diz-nos que o futuro pode ser nosso,

disse ainda.

O que não faltou foi uma homenagem emocionada à sua esposa, Michelle Obama, onde as lágrimas foram visíveis. As filhas também não foram esquecidas.

Michelle, tenho orgulho em ti e o país também. Nos últimos anos não foste só minha mulher e mãe das minhas filhas, tens sido a minha melhor amiga. Assumiste um papel que não pediste e abraçaste-o. Com graça. E com garra. E com estilo e bom humor. Malia e Sasha, de tudo o que já fiz na minha vida, o meu maior orgulho é ser vosso pai.

Veja aqui o discurso completo:

Comentários

comentários