Nuno Júdice vence Prémio Literário António Gedeão 2016

Com o livro A Convergência dos Ventos, publicado pela Dom Quixote em Outubro de 2015

Nuno Júdice foi o vencedor, por unanimidade, do Prémio Literário António Gedeão 2016, instituído pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF.
O júri desta edição do referido prémio, composto por José Manuel Mendes, Paulo Sucena e Teresa Martins Marques salientou, em comunicado, que na obra agora distinguida “ressalta a mestria de uma escrita que se renova através de uma metapoética depurada e de uma diversidade temática surpreendente nos seus tons disfóricos, críticos, irónicos ou de maior comprazimento”.

O Prémio Literário António Gedeão destina-se a galardoar uma obra de poesia de um autor português e tem como finalidade distinguir trabalhos literários, de poesia e ficção narrativa, em anos alternados, de professores no activo ou aposentados, de qualquer grau de educação e ensino, público ou privado, e também de docentes deslocados em outros serviços ou funções.

Nuno Júdice nasceu na Mexilhoeira Grande, Algarve, em 1947. Formou-se em Filologia Românica e é professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989. Recebeu os mais importantes prémios de poesia portugueses: Pen Clube, em 1985, Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus, em 1990, e o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (APE), em 1994.
Tem livros publicados em várias línguas, destacando-se Espanha, onde tem uma antologia na colecção “Visor” de poesia, e França, onde está publicado na colecção Poesie/Gallimard.
Dirigiu, até 1999, a revista Tabacaria da Casa Fernando Pessoa. Em 2009 assumiu a direcção da revista Colóquio/Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2013, foi distinguido com o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha), em 2014 com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México), e, em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro – Tributo de Consagração.
Em 2016, com a obra La materia delle poesia, recebeu, em Itália, o Prémio Internacional de Poesia Europa in Versi / Prémio Carreira.

Comentários

comentários