Governo cria plataforma para ensinar cuidados básicos para pessoas dependentes

Governo deverá disponibilizar plataforma na internet no segundo semestre de 2017

Os conselhos destinam-se a cuidadores informais, ou seja, familiares, vizinhos ou amigos e terão acesso a eles através de uma plataforma de e-learning com vídeos tutoriais.

A informação é avançada pelo PÚBLICO, através da voz do coordenador da Reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a Área dos Cuidados Continuados Integrados, Manuel Lopes. Os ensinamentos que poderão ser adquiridos são por exemplo: aprender a transferir um doente da cama para a cadeira de rodas e vice versa, ou como evitar que o doente se engasgue a comer, caso tenha sofrido um acidente vascular cerebral.

“Ao capacitar o cuidador informal, pretendemos que tenha melhores competências e se sinta mais eficaz nesses cuidados e, por consequência, corra menos riscos de adoecer por exaustão”,

disse ao PÚBLICO Manuel Lopes.

O Governo quer ainda criar o estatuto do cuidador informal, cedendo-lhes benefícios como a possibilidade de fazerem deduções fiscais em sede de IRS e terem horários de trabalho reduzidos. Estas terão que ser previamente discutidas no Conselho Económico e Social.

Este é um projecto que faz todo o sentido em Portugal, uma vez que segundo Manuel Lopes, temos cerca de 110 mil pessoas em casa dependentes de cuidadores informais ou familiares, 50 mil dos quais estão muito dependentes, acamados, e outros 55 mil com outros graus de dependência.

Comentários

comentários