Comer para controlar a diabetes, de forma deliciosa!

A diabetes não tinha cura até ser descoberta a insulina. Já o livro que lhe apresentamos, ajuda-o a comer, controlando a doença.

Frederick Banting foi o cientista canadiano que descobriu a insulina.

Foi na década de 1920 que o cientista descobriu a insulina como cura da diabetes, doença até então sem cura. O trabalho pioneiro valeu-lhe um Prémio Nobel.

No Dia Mundial da Diabetes, deixamos-lhe uma sugestão.

“Comer para Controlar a Diabetes – Receitas deliciosas sem sombra de pecado”, da autoria de Joana Ramos Oliveira, dietista e consultora da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, já chegou às livrarias. Ajudar a controlar e a prevenir a diabetes de uma forma saborosa e descontraída é o objetivo deste livro. Inclui 100 receitas saudáveis para toda a família, com contagem de hidratos de carbono, e conselhos úteis para pessoas com diabetes.

A notícia de ter diabetes vem acompanhada de um mar de dúvidas e inquietações sobre a alimentação. O que se pode comer? Que quantidade de pão e batatas se deve consumir? Há vegetais melhores do que outros? É preciso deixar de lado as sobremesas favoritas?

Ter diabetes não significa estar obrigatoriamente submetido a uma dieta monótona e insípida. Joana Ramos Oliveira, dietista responsável pelos cursos de cozinha da APDP, apresenta neste livro cerca de 100 receitas deliciosas que são benéficas para quem tem diabetes e, ao mesmo tempo, recomendáveis para toda a família – até porque todos podem e devem ter uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa.

Segundo a autora, este

“é um livro prático e despretensioso, mas que ambiciona ser mais do que um livro de receitas, esperando entusiasmar quem o lê pela comida saudável e ser útil para quem tem diabetes. A cereja no topo do bolo seria se conseguisse desmistificar a ideia de que as pessoas com diabetes só podem comer legumes e peixe cozido!”

Peru de Mostarda com Castanhas, Creme de Feijão Branco e Tomate Seco, Bolo de Noz e Baunilha, Bolachas de Amêndoa e Mirtilos, Granola de Coco ou Crumble de Pera são apenas algumas das sugestões originais, simples e fáceis de cozinhar que se pode encontrar ao longo destas páginas cheias de cor, imaginação e, acima de tudo, de rigor.

“Mais do que as receitas, são as estratégias e as dicas que cada uma delas representa, que devem ser integradas no dia-a-dia alimentar”

defende a autora.

Em Comer para Controlar a Diabetes cada receita é acompanhada por uma descrição do valor nutricional e pela respetiva indicação da porção de hidratos de carbono, para que os leitores possam conjugar receitas, e criar o seu próprio menu diário, sem que os níveis de açúcar no sangue desçam ou subam para valores prejudiciais à saúde.

O livro tem o valor de 18,90 euros.

 

Comentários

comentários