cotonete

Se usa cotonetes para limpar os ouvidos é melhor parar já

Um novo estudo vem suportar uma teoria que talvez já conheça, mas nunca é demais sublinhar: não é saudável usar cotonetes nos ouvidos.

O aviso parte da American Academy (AAO-HNS) e foi publicado no jornal Otolaryngology-Head and Neck Surgery.

Tudo o que usamos para limpar os ouvidos, sejam cotonetes, chaves, ou até ganchos de cabelo, pode tornar-se perigosamente nocivo para a saúde. Mas isso já sabemos, certo? As consequências passam por cortes nos canais do ouvido, perfurações dos tímpanos a possíveis deslocações de ossos, segundo conta à CNN o especialista Seth Schwartz. Estas lesões podem levar a perda de audição e equilíbrio, tonturas, zumbidos, e outros sintomas de lesões no ouvido.

A melhor solução apontada pelos especialistas é mesmo deixar a natureza tomar conta do assunto. Segundo a AAO-HNSF, o nosso corpo faz o trabalho sozinho, elimina a cera acumulada nos ouvidos de forma natural, pelo que nunca (mas nunca) devíamos fazer limpeza. As glândulas nos nossos ouvidos produzem cera exactamente para que os ouvidos fiquem limpos mas também lubrificados. A real razão para isto acontecer é para que poeira, sujidade e pele morta fiquem presas na cera e não entrem no canal auditivo. O estudo acima que a cera é produzida na parte mais externa do ouvido pelo que usar cotonete por vezes apenas empurra a cera para o tímpano, o que constitui um perigo.

Mais ainda, usar cotonetes produz histamina, o que pode causar irritação, inflamação e comichão.

Estima-se que 2% dos adultos tenham alguma dificuldade em eliminar a cera de forma natural e, por isso, podem acontecer perda auditiva.

Nesses casos, é melhor procurar um profissional de saúde para tratar do problema

disse James Battey, diretor do Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação, à CNN.

 

 

Comentários

comentários