Eutanásia: hoje no Parlamento

Está hoje em debate no Parlamento uma petição a favor a despenalização da morte assistida.

Os subscritores da petição (a petição é da responsabilidade do movimento cívico “Direito a morrer com dignidade”) pedem a “despenalização e regulamentação da morte assistida como uma expressão concreta dos direitos individuais à autonomia, à liberdade religiosa e à liberdade de convicção e consciência, direitos inscritos na Constituição”.

A petição está assinada por mais de oito mil assinaturas e pede que a Assembleia da República despenalize a morte assistida, ou seja a eutanásia,

A petição do movimento cívico “Direito a morrer com dignidade” defende a despenalização da morte assistida, ou seja a eutanásia, e pede que a Assembleia da República legisle nesse sentido.

“É muito importante que o parlamento volte a fazer um debate que fez na altura do relatório e depois agendaremos o nosso projeto de lei, antecedendo esse agendamento por uma sessão pública muito alargada onde teremos a participação de um leque muito vasto de interlocutores”, referiu o deputado bloquista José Manuel PurezaPureza à Lusa, a 12 de janeiro.

O PAN também anunciou um projeto que dá às pessoas o direito “a escolher com dignidade” a sua vida.

Já em janeiro foi entregue mais uma petição no parlamento, com 14.196 assinaturas, mas contra a eutanásia. A petição “Toda a vida tem dignidade”, iniciativa da Federação Portuguesa pela Vida, exige a reafirmação de que a sociedade e o Estado têm o dever de proteger toda a vida humana.

 

Comentários

comentários