Música

Sabe qual é a música preferida do seu cão?

Todos nós temos o nosso estilo de música preferido, até mesmo quem não é fã desta arte. Mas, e o seu cão, será que ele gosta de ouvir música? E mais, será que é possível que ele tenha um gosto musical próprio?

Ao que parece, os cães têm mesmo um género musical favorito, tal como os donos. Aliás, um não, dois.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Glasgow e pela organização protetora dos animais SPCA Escocesa, a música não só afeta os cães como eles também podem ter determinadas preferências musicais. E quais são elas? Ora, de acordo com os investigadores, o reggae é o seu género musical preferido, seguindo do soft rock.

Para chegarem a esta conclusão, os cientistas colocaram vários cães de um canil em Dumbarton, na Escócia, numa sala a ouvir reggae, pop, música clássica, soft rock e soul/funk da Motown.

Enquanto as músicas eram tocadas, os cientistas conseguiram perceber mudanças psicológicas e de comportamento nos animais. E foi quando ouviram reggae e soft rock que os cães se mostraram mais relaxados e o seu batimento cardíaco diminuiu.

Para além disso, sempre que estavam a ouvir qualquer tipo de música, os animais passaram mais tempo deitados do que em pé.

E para quem se questiona se é possível que cada cão tenha o seu estilo de música preferido, o professor Neil Evans, responsável pelo estudo, acredita que sim. “Em geral, a resposta para diferentes géneros foi misturada, evidenciando a possibilidade de que, como os humanos, nossos amigos caninos têm suas próprias preferências musicais”, explicou numa entrevista à BBC. Por isso, se tiver um amigo de quatro patas, na hora ligar o rádio tenha isto em consideração.

Na sequência do estudo, a SPCA disse que ia investir em sistemas de som nos seus canis, com playlists especializadas para que sejam mais felizes.

Comentários

comentários