Pedro-Lopes

Os valores das provas de função hepática encontram-se alterados. O que me aconselha?

O nosso quadro de especialistas tem bons conselhos para as suas questões de saúde, alimentação, jurídicas, finanças pessoais, maquilhagem, psicologia, antienvelhecimento, entre outras áreas, que contribuem no dia a dia para o seu bem-estar.

Envie-nos as suas perguntas para [email protected].

Fui fazer análises e os valores das provas de função hepática encontram-se alterados. Perguntaram-me se consumia regularmente bebidas alcoólicas, o que na verdade não acontece. Mas tomo regularmente paracetamol… Pode estar relacionado? O que me aconselha?

As alterações das provas de função hepática, que habitualmente encontramos nas análises pela elevação das enzimas AST e ALT, traduzem uma agressão das células do fígado com consequente libertação destas enzimas na circulação sanguínea. Existem vários fatores que podem conduzir a este tipo de alterações, mas entre as causas mais frequentes encontramos o álcool, os medicamentos e as infeções virais (hepatites víricas). Apesar de o paracetamol ser um medicamento bastante seguro, não é isento de riscos e, por essa razão, havendo uma história de consumo regular deste fármaco, e estando excluídas outras causas de agressão do fígado, penso que a opção mais prudente é suspender o medicamento e monitorizar a evolução das provas de função hepática.

Clínica Geral
Pedro Lopes, Médico de Clínica Geral

 

 

Comentários

comentários