Mulher acorda do coma sete anos após o parto e conhece a filha

Mulher acorda do coma sete anos após o parto e conhece a filha

A sérvia Danijela Kovacevic surpreendeu a comunidade médica ao acordar do coma sete anos após dar à luz. As fotografias do primeiro olhar entre mãe e filha estão a comover o Mundo.

Danijela Kovacevic, de Vijvodina, na Sérvia, entrou em coma em 2009, após complicações durante o parto em que deu à luz Marija, a filha que não chegou a abraçar. Mas, no final do ano passado, o inesperado aconteceu: a sérvia acordou do coma e pôde finalmente conhecer a filha, agora com sete anos.

A mulher sofreu uma septicemia durante o parto e, na sequência de várias complicações, os médicos conseguiram que continuasse viva, embora tenha ficado com danos cerebrais, num estado vegetativo profundo e sem qualquer ligação com a realidade. No entanto, no final do ano passado, os médicos começaram a ver melhorias, resultado da extensa terapia física.

Danijela, que se tornou numa das primeiras pacientes do país a sobreviver a um coma tão prolongado, surpreendeu a família e os médicos, mas sobretudo a filha que, todos os dias, visitava a mãe na esperança que ela acordasse para poderem brincar juntas.

O caso tornou-se agora mediático depois de terem sido partilhadas fotografias do reencontro de Danijela, hoje com 25 anos, com a filha e as imagens estão a emocionar o mundo.

Depois de ter acordado, a sérvia foi enviada para uma clínica de reabilitação, em Pforzheim, na Alemanha, onde se encontra a recuperar e tem vindo a melhorar significativamente desde então. Segundo o pai, a mulher já consegue agarrar objetos, ganhou peso e já reage a emoções, à medida que reaprende a andar, mas não fala.

No entanto, o serviço de saúde sérvio já disse que a bolsa de três meses de apoio que lhe fora atribuída não será revalidada, justificando que não existe enquadramento terapêutico para o caso que envolve vários anos em coma. Para fazer face aos custos dos tratamentos, a família lançou uma campanha de angariação de fundos para tentar juntar dinheiro suficiente para manter Danijela na clínica.

Comentários

comentários