Lisboa entre as melhores cidades europeias onde viver

Lisboa entre as melhores cidades europeias onde viver

A capital portuguesa desceu um lugar em relação ao ano passado, ocupando agora a 43ª posição. Mas apesar da descida, continua acima de cidades como Nova Iorque, Madrid ou Edimburgo.

Lisboa está entre as 50 melhores cidades no mundo para se viver, mesmo tendo caído uma posição face ao ano anterior no ranking global da Mercer, encontrando-se no 43º lugar.

Segundo o estudo “Quality of Living”, elaborado anualmente pela consultora e que vai na 19.ª edição, entre as dez cidades melhor classificadas encontram-se oito localidades europeias, sendo que Viena lidera o top das cidades com melhor qualidade de vida pelo oitavo ano consecutivo. Seguem-se-lhe Zurique (Suíça), Auckland (Nova Zelândia) Munique (Alemanha), Vancouver (Canadá), Dusseldorf (Alemanha), Frankfurt (Alemanha), Genebra (Suíça), Copenhaga (Dinamarca) e Basileia (Suíça), que se estreia na lista, em 10.º lugar. As cidades mais bem classificadas da Ásia e da América Latina são Singapura (25º lugar) e Montevidéu (79º lugar), respetivamente. Bagdad ocupa o fundo da tabela como a cidade com a pior qualidade de vida.

Nesta edição, o estudo avaliou também as infraestruturas de cada cidade, como o fácil acesso à rede de transportes, serviços de energia fiáveis e água potável. Estes critérios são vistos pela consultora como fundamentais quando as empresas têm que apurar os custos das políticas de mobilidade internacional.

Neste ranking, a situação altera-se e Singapura lidera a tabela, seguida por Frankfurt e Munique, ambas em segundo lugar. Lisboa ocupa a 60ª posição, ainda assim acima de cidades como Lyon ou Roma. Já Bagdad (230º lugar) e Port au Prince (231º lugar) posicionam-se nos últimos lugares.

Comentários

comentários