Parece que algumas pessoas nunca envelhecem. Porquê?

Todos envelhecemos. Mas em algumas pessoas, os sinais do envelhecimento tardam a aparecer.

A bióloga Elizabeth Blackburn e a psicóloga Elissa Epel explicam porquê no livro “The Telomere Effect: Uma abordagem revolucionária para viver mais jovens, mais saudáveis, mais longas”.

Em 2009, Elizabeth Blackburn ganhou o Prémio Nobel pela descoberta que fez acerca do impacto dos telómeros no envelhecimento e na doença. Agora volta ao tema, neste livro, e juntamente com a psicóloga Elissa Epel revela que podemos ter um papel ativo na forma como envelhecemos.

Os telómeros, estruturas constituídas por DNA e que compõem as extremidades dos cromossomas, “são longos e robustos em pessoas idosas saudáveis, e são mais propensos a desintegrarem-se no caso de pessoas mais suscetíveis a doenças em idades mais jovens”, referiu a bióloga ao The HuffPost.

Os telómeros encurtam à medida que envelhecemos, e quanto menor é o seu comprimento, maior a probabilidade de doenças cardiovasculares, cancro, diabetes, depressão, e doenças anti-inflamatórias como artrite. Este processo depende do stress, da dieta, do exercício e da postura que adotamos na vida.

As autoras defendem várias medidas para proteger estas estruturas importantes do corpo e da saúde, os telómeros: entre elas, uma dieta mais baseada em plantas e meditação.

Cada dia que passa temos a oportunidade de acelerar, manter ou abrandar o envelhecimento das nossas células, dizem as especialistas no seu livro. As autoras partilham um novo dia de Elissa no combate ao envelhecimento e à doença. E este dia é só um exemplo:

Acordar: Alongamentos com Yoga
Durante a manhã: Dar um abraço
Pequeno-almoço: Boa proteína (ovo ou cereais com nozes)
Manhã: Mente presente, com um sorriso
Durante o dia de trabalho: seja produtivo para realizar as tarefas que deseja (desligue o email); faça uma reunião a caminhar, reserve as tarefas de menor dificuldade para o período de menor energia, reserve 3 minutos para respirar entre reuniões.

Almoço: aproveite para conviver com um colega, faça uma breve caminhada
Tarde: Batido proteico e não esqueça de beber água
Final do dia: afaste os stresses
Jantar: Faça uma refeição colorida
Ante de deitar: Afaste-se do telefone. Prepare a mente e o corpo em nome de um sono de qualidade

 

 

Comentários

comentários