“Os casamentos só resistem quando crescem. E para isso acontecer, a chave é o respeito”, Eduardo Reis Torgal

“Casados à Primeira Vista” conta com o acompanhamento de alguns especialistas. Eduardo Reis Torgal tornou-se um comentador assíduo do programa e colabora neste formato. Participa na elaboração dos pares, aos quais presta apoio com o auxílio do Eneagrama. Uma ferramenta que, segundo o coach, permite aos casais desenvolverem estratégias que apoiem o seu crescimento e equilíbrio enquanto casal.

Eduardo Reis Torgal tem ajudado a identificar o perfil de personalidade dos participantes, “assim como a definição do seu love map, de forma a identificar os perfis de personalidade mais adequados e os mais desafiantes nesta fase da sua vida sentimental. Na segunda fase, já no relacionamento, é identificado como cada um dos perfis atua em momentos de stress e de segurança na relação e como cada um deles se pode suportar e crescer nesses momentos”.

"Os casamentos só resistem quando crescem. E para isso acontecer, a chave é o respeito", Eduardo Reis Torgal Eduardo-site

Um programa de casamentos numa altura em que Portugal é o campeão de divórcios na Europa (em cada 100 casamentos há 70 divórcios – 2016). Eneagrama – de que forma esta “ferramenta” pode ser o caminho para manter uma vida familiar harmoniosa?

Eu acredito que os casamentos só resistem quando crescem. E para isso acontecer, a chave é o respeito, por três pontos essenciais. O respeito e admiração pelo que eu sou, o respeito e admiração pelo outro e um objetivo comum de criar uma terceira identidade que é a relação, e que esta respeita os limites de cada um dos outros dois. E para isso ser possível, torna-se essencial que cada um se conheça e respeite os seus talentos e pontos de exagero, de forma a defender a sua fronteira, que conheça o outro para respeitar a fronteira do outro. E eu só respeito o outro e a mim mesmo, quando me conheço. E o Eneagrama é uma sabedoria que nos mostra de forma simples e profunda como atuamos nos diferentes momentos da nossa relação. Assim, os comportamentos do outro deixam de ser um ataque contra nós e apenas um comportamentos para defender dos seus receios. A compreensão disso pode fazer a diferença na nossa atitude e comportamento na relação.

O que é o Eneagrama e como é que a vida do Eduardo se cruzou com o eneagrama?

O Eneagrama é uma sabedoria que nos mostra nove formas de pensar, sentir e agir, representando os nossos talentos naturais, principais áreas de crescimento, como nos comportamos sob stress e em segurança, antecipando pontos de equilíbrio e de crescimento entre cada um dos seus perfis. Eu procurava há algum tempo uma sabedoria que me permitisse dar um saldo qualitativo na minha carreira como Coach. O Eneagrama trouxe-me isso e muito mais. Eu tive a felicidade de ter encontrado o Eneagrama no mesmo momento em que encontrei a minha esposa e isso moldou desde cedo a nossa tolerância e admiração, tendo-nos permitido criar uma relação sempre harmoniosa e sempre baseada no respeito e admiração mútua.

Também fala de uma mudança de vida após o nascimento da sua primeira filha. O que fazia antes? Como foi esta mudança?

Com o nascimento da minha primeira filha decidi fazer uma mudança na minha vida. Até então eu era diretor numa empresa tecnológica. Os horários sempre intensos e a falta de propósito foi algo que me fez sentir incoerente com uma missão de educar e ser Pai. Então decidi abandonar tudo e em 2004 iniciei aquilo que hoje ainda é a minha Paixão, que é o seu crescimento e transformação. Quer em organizações, quer nos programas de relacionamentos, assim como a treinar outros Coaches na minha metodologia na academia Eneacoaching.

O Eduardo é Coach. Tem ajudado a salvar relacionamentos? Pode revelar-nos um dos seus casos de sucesso?

São muitos os casos que poderia dar. Os casos mais comuns são casais que, quando me procuram, estão perto de um fim e compreendem que, na verdade, tudo o que os separa é a sua maior oportunidade de crescimento. Lembro-me de um casal em que ela tinha perfil tipo 8 e ele perfil tipo 2. Onde, logo na primeira sessão e após explicar os seus perfis e como iria proceder o processo de Coaching, ambos chegaram a pensar que o outro me teria contactado previamente a falar da forma da persoanalidade do seu par. É que o mapa do Eneagrama espelhou tão verdadeiramente a forma como agiam um com o outro e como tantas vezes não conseguiam ver com clareza as opções óbvias dos seus pontos de desencontro. Posso dizer que com esta família, tive depois oportunidade de trabalhar também com cada um dos seus filhos.

Com base nos 9 tipos de personalidade do eneagrama, quais aquelas que considera terem a maior probabilidade de fracasso? E de sucesso?

O Eneagrama é um mapa de crescimento, e nesse sentido não há relações com mais ou mesmo probabilidades de funcionar. No caso do meu trabalho, eu complemento a definição do perfil com o desenho de uma ferramenta que criei que é o Love Map, e neste caso é o cruzamento disso com o tipo que me ajuda a compreender os desafios de cada relação e como isso pode ser ultrapassado com o Eneacoaching.

Imaginemos que o meu tipo é o 8 (confrontador) e que estou casada com uma pessoa Tipo 4 Romântico. O que me aconselharia?

Acima de tudo compreender bem o perfil de personalidade de cada um, as suas semelhanças e as suas áreas de crescimento. Vou dar aqui alguns detalhes a considerar. O que têm em comum Autenticidade, genuinidade e assertividade. Ultrapassar os limites e a frontalidade são atrações comuns de ambos os Tipos. Os Tipo 4 sentem empatia pela energia genuína, justa, provocadora, tempestuosa e assertiva dos Tipo 8, nos quais vêem autenticidade na expressão das suas emoções. Guerra, paz, fuga, regresso e muita ação. Este é um relacionamento de grande intensidade, com a energia forte dos Tipo 8 a ser posta à prova pela emocionalidade corajosa e direta dos Tipo 4. Aqui pode acontecer algo que simboliza o que podemos apelidar de “vale-tudo”, com muita guerra, muito tratado de paz, muita fuga, muito regresso, muitas lágrimas e, obrigatoriamente, muito divertimento.
O que pode ser problemático: Intensidade, acção e exaustão. Cada um se sente intimidado pelo outro, com os Tipo 4 a dispararem sentimentos com grande intensidade e nos Tipo 8, esta intensidade demonstra-se com ações e tomadas de posição inabaláveis que serão defendidas até à exaustão. Drama, lamuria, estética e ferocidade, Os Tipos 8 transportam uma energia que pode fazer com que se sintam rudes e grosseiros quando comparados com a elegância e a capacidade estética dos Tipo 4, que admiram mas que não lhes é fácil entender. Aqueles podem fartar-se dos dramas emocionais, lamurias e depressões destes, e afasta-se, no que os Tipo 4 ficam enfurecidos e revoltados, o que afinal pode ser muito benéfico para os ajudar a ultrapassarem estados depressivos.

Dicas para se comunicarem melhor? Materialização e interiorização. Se por um lado os Tipo 8 são capazes de exercer imensa pressão para que os projetos dos Tipo 4 se materializem, também aqueles lucram muito com o contacto e compreensão da vida interior dos Tipo 4. Esta é uma situação de verdadeiro impacto na relação e no crescimento de ambos como pessoas. Frontalidade e entrosamento. Entre o alargado espectro emocional dos Tipo 4 e a estabilidade prática dos Tipo 8, cada parceiro poderá ficar permanentemente interessado um pelo outro. Estes detestam o dramatismo autoreferente daqueles e a frontalidade com que o expressam despertará reacções e sentimentos que podem contribuir para a (re)aproximação e o entrosamento da relação.

Já terá recorrido ao eneagrama/eneacoaching para trabalhar a sua própria relação?

Tanto eu como a minha esposa usamos com recorrência o Eneagrama no equilíbrio do nosso relacionamento assim como na forma como as nossas personalidades influenciam a educação dos nossos filhos. Uma outra área de grande consciência e crescimento.

Sobre Casados à Primeira Vista, é possível proporcionar a chama do amor e criar a partir do nada uma relação? Ou será contra-natura?

Estes casais começam a sua relação sem a chama da paixão. Essa é uma desvantagem mas também uma oportunidade de ver com mais clareza quem é a pessoa que está à sua volta e poderem ser eles mesmos. Acima de tudo, e num ambiente controlado como o do programa, é uma oportunidade para cada um se elevar e crescer do ponto de vista das suas relações consigo mesmo e com as suas relações.

Para quem quer resolver ou manter o seu relacionamento com a ajuda do eneagrama/ eneacoaching, o que é que tem que fazer?

Acima de tudo compreender que uma relação para crescer os seus elementos têm de crescer também. E assim, o auto-conhecimento, e o método e as ferramentas como as que usamos na Eneacoaching podem ser uma oportunidade de crescer na relação de uma forma mais equilibradas e harmoniosa, sem precisar de chegar a pontos extremos em que, por norma, evidenciamos comportamentos reativos e pouco respeitosos connosco próprios e com o outro elemento do casal.

Comentários

comentários