O que diferencia as pessoas felizes?

Tal Ben-Shahar é professor do curso mais popular da Universidade americana de Harvard. O autor bestseller ensina felicidade e psicologia positiva.

Numa altura em que, estima-se, a depressão será a doença mais comum no mundo em 2030, Tal Ben-Shahar partilha estratégias e caminhos para uma vida mais feliz. Neste tema, Tal, é provavelmente o orador internacional mais viajado.

A minha escolha. Uma conversa de Tal Ben-Shahar sobre esse graal precioso que é a felicidade.

Texto da entrevista recolhida do vídeo do canal youtube “Aprendemos Juntos”

“Podemos mudar os nossos níveis de felicidade. A ciência da felicidade diz-nos coisas do senso comum. Muitas destas coisas já me dizia a minha avó. (risos) Por exemplo, as relações são o mais importante para uma vida feliz. Martin Seligman, considerado o pai da psicologia positiva, realizou investigações com a sua equipa acerca das pessoas mais felizes do mundo. O que é que as diferencia? Descobriram que uma das características que as diferencia é o facto de terem relações sólidas – relações românticas, mas também amizades, relações familiares… Não são relações perfeitas, porque nas relações mais íntimas há desacordos e conflitos. Porém, têm estes relacionamentos que, para si, são uma prioridade.

Atualmente, com a tecnologia, as relações reais – não as virtuais – têm passado para segundo plano. E a verdade é que as relações são muito importantes para a felicidade.

 

Outra coisa muito importante é a gratidão. Quem expressa gratidão com regularidade, são pessoas, não apenas mais felizes e otimistas, mas também com mais êxito e que conseguem os seus objetivos.

Fisicamente, também vivem mais anos. Nós fortalecemos o nosso sistema imunológico quando nos concentramos em ser agradecidos. A minha palavra favorita é “apreciar”. Apreciar significa dar graças por algo. Tem ainda outro significado: aumentar o valor. Estes dois significados estão relacionados. (…)Há provas científicas que demonstram que, quando aprecio a minha companheira, quando aprecio o meu trabalho, quando aprecio a minha vida, as coisas boas da minha vida aumentam.
(…)

Há um texto precioso de David Schnarch: no seu livro “Casamento Apaixonado”, ele fala de como o matrimónio ou qualquer relação é uma máquina de crescimento. E crescemos através do conflito, do desacordo. “

Video: Youtube – Canal “Aprendemos Juntos”

Comentários

comentários