Juntos por Matilde

A Matilde é neste momento a bebé mais especial.

A Matilde é uma bebé especial. Tem uma doença rara: Atrofia Muscular Espinhal – AME Tipo I, a forma mais grave da doença. E porque conseguiu unir um país inteiro em torno de uma mesma causa.
Portugal inteiro. Anónimos, Figuras públicas, grupos de Facebook. Ontem, a equipa Júlia falava com os pais: “estou com a Matilde nos cuidados intensivos”, respondeu-nos a mãe, Carla.
Hoje, quando voltámos a trocar mensagens, a Carla tinha outra notícia para partilhar: dois milhões. Os dois milhões de euros necessários para Matilde fazer o tratamento nos Estados Unidos.

 

Juntos por Matilde Matilde-1

 

O medicamento em causa é da AveXis, uma empresa do Grupo Novartis, que não tem representação em Portugal. A equipa Júlia contactou a Novartis, que partilhou os seguintes esclarecimentos sobre o tratamento:

“A atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença rara e devastadora que leva à fraqueza muscular progressiva e à paralisia. Quando não tratada na sua forma mais grave, pode conduzir à ventilação permanente ou à morte para a maioria dos pacientes, até aos dois anos de idade. A doença afeta 550-600 crianças, por ano, na Europa.

O AVXS-101 [conhecido como Zolgensma® nos Estados Unidos] é uma terapia genética experimental, aplicado como uma terapia única, e desenvolvida para tratar a causa genética da AME.
Este medicamento só está aprovado para uso nos EUA e encontra-se atualmente a ser avaliado para regulação na Europa.

Uma vez que a AveXis / Novartis está em discussões com as autoridades reguladoras europeias e com as agências na Europa relativamente à autorização de comercialização, preço e reembolso, não podemos fornecer mais detalhes sobre a disponibilidade do produto até que esta fase seja concluída.”

Já existe um medicamento para a doença. Acontece que o Spinraza só consegue travar a progressão da atrofia muscular espinhal. O medicamento é administrado na medula espinhal e, ao contrário do  Zolgensma, que é administrado uma única vez, tem que ser feiro ao longo de toda a vida. O preço começa nos 659 mil euros durante o primeiro ano de administração, baixando depois para os 375 mil.

Em termos de eficácia/preço, destaca-se assim a alternativa Zolgensma.

Juntos por Matilde 65152485_331304354468684_9956219523432448_n.png?_nc_cat=1&_nc_oc=AQms5V0FTwEbCQNAbwOwpcc-mnM2DGxu576u2IeghtTb2AKk8xAFEz_J0YK9Z6d1YwM&_nc_ht=scontent.flis6-1

 

 

Comentários

comentários