As imagens da sem-abrigo estão a correr mundo via internet. E julia.pt é paragem obrigatória para esta história.
Tudo começa com este vídeo postado pela polícia de Los Angeles: Emily Zamourka, como foi identificada, a cantar O mio babbino caro do compositor de ópera italiano Puccini, no metro da cidade da Califórnia.
O vídeo, que rapidamente tornou-se viral, foi publicado pelos agentes da polícia com a seguinte legenda:
“Quatro milhões de pessoas chamam casa a Los Angeles. Quatro milhões de histórias. Quatro milhões de vozes… Às vezes só precisamos de parar e ouvir uma, para ouvir algo bonito”.
A voz da sem-abrigo é extraordinariamente bonita. E foi a responsável pelo milhão de visualizações, a que se somaram pedidos de ajuda para transformar esta mulher com a vida às costas numa cantora profissional.
Desde 27 setembro, dia em que foi publicado o vídeo, que se procura saber quem é Emily Zamourka.
Segundo o jornal Independent, tem 52 anos, e é uma artista com formação de música clássica. Há 20 anos trocou a Rússia pelos Estados Unidos, mas acabou por ficar sem teto quando adoeceu.
Na rua, onde vive há três anos, roubaram-lhe o violino. E até hoje, a esperança. As notícias publicadas entretanto dão conta do interesse do produtor Joel Diamond em oferecer a Emily um contrato discográfico. A BBC revela que há campanhas de crowdfunding a decorrer para que a cantora recupere o seu violino.
E entre aqueles que se deparam agora com este vídeo, há ainda quem reconheça Emily: “vi esta senhora várias vezes no metro de Los Angeles e observei-a a dar comida aos pássaros na rua. Nunca imaginei que tivesse esta maravilhosa voz”, escreveu um transeunte.
By Paula Santos