Sonho Júlia - Oficina

O sonho da Marta no mês do Natal

O sonho da Marta é o último que vamos concretizar em 2020. Tal como os restantes anteriormente selecionados, é um sonho concreto. Uma espécie de empurrão para 2021. Boa sorte Marta! Que a nossa “ajuda” possa fazer a diferença e ajudar o vosso negócio a entrar com o pé direito no ano novo.

A Marta escreveu-me com a ideia de ajudar o marido, que tem uma oficina de mecânica, e que, na sequência da pandemia, passa por dificuldades. O que acontece, infelizmente, com muitas das nossas pequenas empresas espalhadas pelo país.

“O importante é dar a volta”, escreve Marta. Mas, como confessa, não é fácil: “Cresceram as dividas aos fornecedores – estão a ser resolvidas com acordos”.

“Todos os dias pedimos a Deus que nos dê trabalho para conseguirmos pagar as despesas todos os meses”, conta. Mas Marta sente que é preciso fazer mais. E ao olhar para os grandes placards à beira da estrada, lembrou-se de que a publicidade poderia ajudar a passar a palavra, divulgando que em Santa Iria da Azóia há uma oficina com gente trabalhadora e empenhada em servir mais clientes. “A oficina Maft é conhecida pela qualidade e o meu marido é um perfecionista. Gosta de deixar tudo perfeito, o que é uma mais valia”, conta-nos.

Os valores da publicidade dissuadiram-na, contudo, de avançar. Até que tomou conhecimento do Desafio Júlia, de bem com a vida – “Não há idade para o sonho”. E resolveu arriscar.

Em nome de uma empresa que, não fosse a pandemia, teria tudo para continuar a correr bem – “o meu marido costuma dizer que esta é a melhor oficina do mundo e arredores”, diz Marta, orgulhosa.

Até parece que foi ontem que se conheceram. Marta tinha 19 anos, estudava na escola secundária de Évora, quando um dia entrou num café da cidade alentejana. Por coincidência, Aurélio Teuspiscos (origem grega que significa “Deus Cura”), 23 anos na altura, bebia um café junto à mesa do estabelecimento. Estava de passagem por Évora, e pouco faltava para terminar o seu curto contrato numa empresa dos arredores. Foi quando aconteceu o amor à primeira vista. Passados 15 dias, assumiam namoro. Em um mês, Marta foi pedida em casamento. Aos três meses, estava grávida do seu primeiro filho, atualmente com 20 anos, e irmão de Matilde, 14 anos.

Os planos da universidade e da carreira profissional foram adiados pela maternidade. Mas o amor trouxe os seus desafios: Marta, a aventureira do casal, veio para Lisboa e é a diretora artística do grupo sôma 21, um grupo de dança da Crinabel composta por bailarinos com Síndrome de Down.

Marta Ribeiro dedica-se de corpo e alma à inclusão, promovendo a capacitação e valorização artística, assim como o bem-estar físico e mental daqueles que, graças a pessoas como a Marta, concretizam o sonho de dançar.

Que família bonita eu tenho a oportunidade de ajudar. Se ler “Oficina Maft” nos outdoors da zona Santa Iria da Azóia, já sabe que tem uma oficina à sua espera.

NOTA:

Obrigada à rádio Ultra FM, que na sequência deste sonho, ofereceu à OFICINA MAFT uma semana de spots (1 spot por dia) com publicidade aos serviços da oficina. Fantástico! 🙂

Comentários

comentários