Jovens com Síndrome Down vão casar. E aprendem a dançar Valsa

A minha foto para assinalar o Dia Mundial da Dança. Todos podemos dançar!

“Existe um mito: dizem aos pais que os seus filhos com síndrome de Down nunca vão poder fazer/ser isto ou aquilo na vida”, dizia Janice Martim há dias, à BBC, quando entrevistada sobre o casamento da sua filha Ffion com Chris Miller, dois jovens com trissomia 21.

É uma história bonita. E a foto de ambos, a treinarem passos de valsa para o evento da boda, em pleno jardim, é de uma inspiração… Todos podemos dançar Ffion e Chris, certo?

Quando Ffion celebrou dois anos de vida, a mãe recorda-se das palavras da pediatra: “ela nunca vai ser engenheira, pois não?”. Janice não se conformou com a sentença da pergunta e respondeu: “por que não?! As crianças podem ser o que desejarem, desde que sejam apoiadas e estejam em segurança”.

Elizabeth, a mãe de Chris, confessa à BBC que nunca esperou que o seu filho viesse a casar, até porque a idade foi passando e Chris tem já 38 anos. “Ele perguntou-me se eu concordava que pedisse a Ffion em casamento. E eu disse – claro! A Ffion é amorosa, ele gosta muito dela e assumiram o compromisso”, conta.

Ffion e Chris são atores profissionais de uma companhia de teatro. Foi assim que se conheceram e começaram a namorar há dois anos. “No primeiro confinamento,  estávamos no jardim, quando ele me pediu em casamento e, para ser honesta, foi mágico”, conta a noiva.

“Ffion, fazes o meu coração disparar. Posso pedir a tua mão em casamento?” – disse-lhe Chris na altura.

Por serem consideradas pessoas de risco, mantiveram-se cada um em sua casa, de forma a protegerem-se da pandemia. Mas têm aproveitado todo o tempo para prepararem o casamento. Ambos têm tido aulas de dança online para cumprirem o sonho de abrir a boda com uma valsa.

Chris pensava que era a única pessoa com síndrome de Down em Carmarthen, no país de Gales. Depois, descobriu que não era. E descobriu também que não era a única pessoa com síndrome de Down a ser adotada. Coincidência das coincidências, Elizabeth Miller e Janice Martin adotaram os seus filhos, quando eram bebés. Hoje confessam-se mães muito orgulhosas. Histórias felizes.

FOTO: BBC

Comentários

comentários