Festival 5L: Primeiro Festival Literário de Lisboa

Boa Notícia: Primeiro Festival Literário de Lisboa

Ontem, Dia Mundial da Língua Portuguesa, arrancou a primeira edição do Festival Literário de Lisboa, oficialmente designado como 5 L – porque quer promover a língua, a literatura, os livros, as livrarias e a leitura.
Entre 5 e 9 de Maio, as palavras – ditas, escritas e até cantadas – percorrerão vários locais da cidade. 

Segue um pequeno resumo do programa. Se é para desconfinar e sair de casa (mantendo as regras de higiene e segurança, claro!), então que seja por uma boa causa:
–  No Teatro São Luiz, no Museu da Farmácia, no Cineteatro Capitólio e no Cinema Ideal acontecem várias iniciativas. Dois destaques:
No Auditório do Museu da Farmácia, dia 8 às 18:00, tem lugar uma mesa de autor, presencial e com transmissão em streaming:  Tecido na História – Os enredos baseados em factos históricos, recentes ou antigos, são uma forma de ativismo através do romance ou uma forma de historiografia sem a aridez da linguagem académica. Com Isabel Rio Novo, Lídia Jorge e Itamar Vieira Junior (online).
Dia 9 de Maio, também no Museu da Farmácia, o debate é sobre “Páginas da cidade. Lisboa e seus escritores”. Três escritores – Mário Zambujal, Mário de Carvalho e Teolinda Gersão – comentam a forma como a cidade, a sua história, seus bairros e seus habitantes – lhes inspiraram descrições, intrigas e personagens.

– Entre os autores convidados contam-se portugueses como Hugo Cardoso, Inês Fonseca Santos, André Letria, Carla Oliveira, Isabel Minhós Martins, Pedro Mexia, José Pacheco Pereira, Bruno Vieira do Amaral,  João Tordo, Lídia Jorge, Mário de Carvalho, Mário Zambujal, Teolinda Gersão, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz, Matilde Campilho, José Luís Peixoto, Cláudia Andrade, Isabel Rio Novo, Filipe Melo.

– Estão ainda presentes outros autores de países de língua portuguesa.
Do Brasil: Itamar Vieira Junior, Paulo Werneck e Paulo Scott
De Angola: José Eduardo Agualusa e Ondjaki
De São Tomé e Príncipe: Inocência Mata

– E autores de vários cantos do mundo, como o argentino Alberto Manguel,  ex-diretor da Biblioteca Nacional da Argentina e que mudou-se entretanto para Lisboa, os franceses Jean-Luc Nancy e Guillaume Husson, a alemã Doris Wieser, professora na Faculdade de Letras de Coimbra, e os espanhóis Jorge Carrión e Jesús Trueba, entre outros.

– No Festival Lisboa 5L, a Itália é representada pelo editor Leonardo Taiuti, pelo físico Guido Tonelli e pela filosofa Donatella Di Cesare.

5 destaques ainda para:
– Os eventos: com artistas como os Poetry Ensemble, a Lisbon Poetry Oschestra, Sérgio Godinho, Filipe Raposo, Capicua e Camané.

– E os Itinerários Literários, ou seja, percursos na cidade, inspirados por autores portugueses clássicos como Joaquim Paço d”Arcos, Eça de Queirós, Luís de Camões e o heterónimo pessoano Ricardo Reis.

– Sessões de cinema (presenciais): O ciclo de cinema Filmar Literatura, em parceria com o Festival Indie, tem sessões, sempre às 18h15, no Cinema Ideal (bilhete €3).  Uma Abelha na Chuva, de Fernando Lopes (qua, 5); Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola (qui, 6); Galinha com Ameixas, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud (sex, 7); Bruscamente no Verão Passado, de Joseph Mankiewicz (sáb, 8,) e Blow-up História de um Fotógrafo, de Michelangelo Antonioni (dom, 9).

– Exposições (presenciais): duas exposições mantêm-se até 31 de maio. Cartas de Lisboa reúne cartas que foram escritas para habitantes das várias praças onde a exposição vai decorrer: Largo das Portas do Sol, Largo José Saramago (frente à Fundação), Praça do Rossio, Miradouro de São Pedro de Alcântara e Jardim Roque Gameiro.
A Janela, resultado de um projeto nas escolas para incentivar os alunos à leitura, está na Livraria Snob, dentro do centro cultural Brotéria.

– Small Talks: A partir de hoje, quinta-feira, dia 6 e até domingo, 9 , sempre às 21h, estão marcadas as small talks no Instagram das Bibliotecas de Lisboa. Estas curtas conversas são moderadas por Raquel Marinho e contam com a participação de Afonso Cruz, José Eduardo Agualusa, Matilde Campilho e José Luís Peixoto. As perguntas aos convidados são bem-vindas.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Lisboa e o diretor artístico do festival literário é José Pinho, criador do Folio, o Festival Literário de Óbidos, e fundador das Livrarias Ler Devagar.

Comentários

comentários