Rita Ferreira e Ana Teixeira conquistam ouro no Mundial de ginástica acrobática

“Treinaram por zoom e chegaram a viver no ginásio, isoladas, para treinar”, Lourenço França, Treinador Ginástica Acrobática

As ginastas Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira conquistaram este domingo a medalha de ouro em duplas femininas no Mundial de Ginástica Acrobática de Genebra, na Suíça. É um feito único. Por várias razões. É o primeiro ouro português nesta disciplina. “Mas é também uma medalha especial porque foi conseguida na sequência de tempos muito difíceis de pandemia”, acrescenta Lourenço França, treinador de ginástica acrobática há 29 anos, oito dos quais a acompanhar esta dupla. Lourenço recorda que as atletas estavam preparadas para competir em Maio 2020, altura em que deveria ter acontecido o Campeonato, e que o adiamento obrigou a mudanças complicadas de treino.

Rita Ferreira, a base da dupla, tem 20 anos e está no terceiro ano do curso universitário de medicina. Ana Rita Teixeira, o elemento volante, 16 anos, frequenta o 11º ano. Com o confinamento, ambas tiveram que conciliar aulas e treinos via zoom. “Como é que se treina uma modalidade coletiva em zoom? Foi muito complicado. Mas adaptámo-nos, reinventámo-nos”, conta Lourenço, praticante da modalidade desde os 3 anos de idade, e feliz pela forma como Portugal tem acolhido o resultado conquistado pela seleção portuguesa na Suíça. “Afinal de contas, o desporto não é só futebol”, realça o treinador.

“Chorámos muito quando nos apercebemos da vitória. Ficámos muito orgulhosas do nosso trabalho”, lembra Rita. “Quando me perguntavam por sonhos, sempre disse que sonhava com uma medalha de ouro Mundial”, diz Ana Rita.

Chegam a treinar 30 horas por semana, abdicam muitas vezes do convívio com os amigos, e no confinamento, mudaram-se de malas e bagagens para o Acro Clube da Maia. “Os ginásios fecharam e, face às medidas de isolamento, era impossível treinar. Julgávamos que o confinamento seria temporário e por isso decidimos viver durante 15 dias no nosso clube, as duas isoladas. Os nossos pais vinham deixar-nos a comida e nós passávamos o dia a treinar e a estudar, mas com saudades da família”, recordam.

O esforço e a dedicação. Valeu a pena? “Claro”, respondem sem hesitar.

Rita Ferreira e Ana Teixeira, com 29.120 pontos, venceram as norte-americanas Emily Davis e Aubrey Rosilier (28.580), segundas, e as russas Diana Korotaeva e Amina Omari (28.520), terceiras. É um ouro inédito na modalidade para Portugal. Parabéns campeãs!

Comentários

comentários