Papa Francisco sobre os abusos sexuais

“É o momento da vergonha”, Papa Francisco, sobre os abusos sexuais em França

A manifestação de tristeza pertence ao Papa Francisco, e foi partilhada na audiência geral, no Vaticano.
O Papa Francisco refere-se à divulgação do relatório Sauvé, sobre os abusos sexuais na Igreja francesa desde os anos 50.

Esta investigação, iniciativa da própria igreja de França, foi realizada por uma comissão independente e abrange um período de 70 anos (de 1950 a 2020). O relatório identifica 216 mil crianças ou adolescentes abusados ou agredidos sexualmente por três mil abusadores – clérigos católicos ou religiosos.

De acordo com este relatório, existem situações muito antigas que envolvem suspeitos ainda vivos e os quais nunca foram processados.

Tolerância zero para este tipo de crimes. Tolerância zero para os abusadores de menores, sejam eles quem forem, pertençam eles a que instituição for.

Há dias, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou a criação de um grupo coordenador em Portugal, para a situação dos abusos sexuais por parte de membros do clero. É uma nova medida para uma questão antiga – em França, o relatório identifica casos desde os anos 50. Mas é uma medida urgente. Nenhum abuso sexual pode ser encoberto. As vítimas precisam de justiça.

Foto: https://www.instagram.com/vaticannewspt

Comentários

comentários