Peça de Francisco - Pai Criança Paralisia

Uma peça tão especial. Feita com embalagens de papas Cerelac do filho, que sofre de paralisia cerebral

Francisco tem 21 anos. É totalmente dependente. Nasceu com paralisia cerebral isquémica. A mãe, Clotilde, não consegue trabalhar porque é preciso tomar conta do filho. Está inscrito em duas instituições para apoio, mas uma delas refere que a lista de espera ronda os 10 anos. A família tem-se deparado com tantas complicações ao longo da vida. Só quem é cuidador de um filho dependente conhece bem os desafios desta realidade. Aqui não falta amor. Falta dinheiro ao final do mês. Falta comida. Comida que o pai tira do seu prato para colocar no de Francisco.
As dificuldades financeiras são tantas que o pai Francisco faz estas peças, a partir de embalagens de medicamentos e das papas Cerelac do filho. Sempre ajudam a pagar algumas despesas. Com o seu coração enorme, o senhor Francisco trouxe-me esta peça.

Mas as mãos habilidosas deste senhor também fazem cabazes, casas, castelos, conventos. Entre outras obras de arte e de amor.

Com apenas três semanas de vida, o pequeno Francisco teve de ser operado de urgência aos intestinos e o pai foi informado de que o filho poderia ter apenas um ou dois dias de vida. Pois foi o pai Francisco que costurou o vestido do filho, numa só noite, e ainda sem saber se o filho sobreviveria para ser batizado. O filho sobreviveu e acabou por ser batizado aos oito meses.

Que história de vida extraordinariamente difícil recebi no sofá Júlia.  Recordo-a hoje a partir desta peça. 

A família sonha agora em comprar uma casa. Quem quiser ajudar e adquirir uma peça de artesanato feita pelo senhor Francisco, aqui ficam as páginas de contacto. Uma delas, criadas por amigos, também de coração enorme e vontade de ajudar:
Campanha de arrecadação de fundos de Andreia Mirão: Apoio ao Francisco (gofundme.com)

Facebook do senhor Francisco: Francisco Vieira | Facebook

 

 

Comentários

comentários