1 Livro Júlia

Sugestões de leitura para a Maria Inês

1 livro, Júlia! 

Bom saber que continuam a enviar-me emails sobre esta paixão que nos une – o livro. Pouco a pouco, vou chegando a todos os pedidos de sugestões que me chegam. Hoje é a vez da Maria Inês. Tem 58 anos e está a viver uma fase especialmente difícil.

“Sou uma pessoa muito ansiosa, com depressão, precisava de sair, falar, mas como isso não acontece, vou começar a ler. Para mim, o pior é  andar a esquecer-me muito das palavras que quero dizer e não me lembro, o pior é mesmo isso. Tenho que ir a uma psicóloga/o fazer provas, por causa do esquecimento, mas levam o preço da consulta igual ao das provas, fica muito caro.

Que livros a Júlia acha que devo ler? Tenho 58 anos, sou doente desde os vinte anos, já me disseram para ir ao seu programa, mas eu não consigo, tenho vergonha, e sou muito sensível.

Gostava que me sugerisse também dois livros para oferecer a duas enfermeiras, um policial e um romance.”

A pandemia veio agravar as situações de depressão, e parece-me que a Maria Inês é um destes casos.
Estimada Maria Inês, um livro pode sem dúvida ser um bom amigo e confidente. E não faltam estudos a confirmar que a leitura também beneficia a memória – ao que tudo indica, nos leitores, os lobos parietais do cérebro estão fortalecidos. O lobo parietal transforma letras em palavras e palavras em pensamentos.
Contudo, Maria Inês, um livro não dispensa a brisa matinal, a caminhada de final de tarde, embora ainda assim seja uma lufada de ar fresco. Aceite o meu conselho: se sente que precisa de sair, não contrarie e ouça os sinais do corpo. Quanto aos livros:
– Um romance e um policial para oferecer às suas amigas enfermeiras. Romance: Fazes-me Falta, de Inês Pedrosa,  uma mulher das letras com uma escrita deliciosa. Este romance tem mais de 20 anos. Mas ainda é “o” romance. Pela intensidade poética que marca os grandes romances. Pela forma como os momentos são desfiados e entrelaçados entre duas gerações, a duas vozes.
Sugestões de leitura para a Maria Inês Fazes-me-Falta
– Um policial: eu, confesso, não perco uma cena de crime do Inspetor Jaime Ramos, personagem criada pelo escritor Francisco José Viegas. Recomendo!
Sugestões de leitura para a Maria Inês 475x

Um livro para si: Admito antecipadamente que nunca li este livro. Também admito que nunca pratiquei mindfulness. Mas sou uma pessoa que acredita na ciência e, portanto, não nego “à partida uma ciência que desconheço’. Lembro-me de ver este livro nos escaparates. Baseia-se num programa (MBTC) desenvolvido pelo professor de psicologia clínica Mark Williams e por investigadores das universidades de Cambridge e de Toronto. Este livro tem exercícios – simples, segundo os especialistas, para combater a ansiedade. Por isso, lembrei-me dele para si.
Sugestões de leitura para a Maria Inês 1507-1
Um abraço.

Comentários

comentários