Emma Thompson

“Fizeram-nos uma lavagem cerebral. E tudo o que nos rodeia lembra-nos o quanto somos imperfeitas”, Emma Thompson

“Fizeram-nos uma lavagem cerebral, a nós mulheres, para que odiemos o nosso corpo. E tudo o que nos rodeia lembra-nos o quanto somos imperfeitas. Está tudo errado. E nós precisamos de ser mais assim ou assim”, declarou a atriz britânica Emma Thompson, durante a apresentação do seu novo filme In Good Luck to You, Leo Grande.

Emma Thompson, vencedora de dois óscares, protagoniza pela primeira vez em cinema uma nudez. Aos 62 anos.
“É muito desafiador aparecer nua aos 62 anos”, dizia. “Eu acho que não conseguiria tê-lo feito antes. E agora, é claro, a minha idade torna a nudez extremamente desafiadora porque as pessoas não estão acostumadas a ver corpos não tratados no ecrã.”

A atriz recorda que “estamos apenas habituados a ver corpos que foram treinados… Eu sabia que a Nancy (o nome da personagem que interpreta no filme) não ia ao ginásio. Ela tinha um corpo normal de uma mulher de 62 anos que teve dois filhos”.

Este testemunho remeteu-me de imediato para as imagens de Kate Winslet, em que a atriz surge num vídeo a retirar a maquilhagem. Trata-se da campanha Lesson of Worth, associado ao slogan da L’Oréal ‘Because We’re Worth It’, que em Portugal é traduzido para ‘Porque Nós Merecemos’.

E a verdade é que nós merecemos que as marcas entendam que nós envelhecemos. Todas. Todos.

“Eu mereço. Sabe bem dizer isso. É mágica, essa frase. E tenho a certeza que estão a pensar ‘bem, é fácil dizer isso quando ela passa horas em cabelo e maquilhagem para ter aquele aspeto, claro que ela merece’. Porque a beleza é como um superpoder, certo?”, começa por dizer a atriz Kate Winslet no vídeo da campanha.
“Mas isto (a maquilhagem) tem de ser retirada nalgum momento”, continua a atriz britânica, enquanto se prepara para desmaquilhar. “Portanto, a parte complicada é sabermos como nos sentimos merecedoras sem nada disto. Porque, vamos ser honestas, eu não tenho sempre este aspeto. Quer dizer, quem tem?”, pergunta a atriz.

Eu não. Júlia.

 

 

 

Comentários

comentários