Livraria Buchholz

Um livro para quem não leu um único livro no último ano

Hoje a minha sugestão de leitura não tem um destinatário específico. (Se ainda não respondi ao seu email, não está esquecido. Lá chegarei! Darei resposta a todos pedidos.) Desta vez, recomendo um livro a pensar nos 61% de portugueses que não leram nenhum no último ano.

Segundo o Inquérito às Práticas Culturais dos Portugueses 2020 – realizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian –  “61% dos portugueses não leu um único livro” (em 2020). O inquérito revela também que é muito elevada a percentagem dos inquiridos que, na infância e na adolescência, nunca foram levados a uma livraria (71%) ou a uma biblioteca (77%).

Pois bem, a recomendação não é fácil, mas é feita com as melhores das intenções – promover a leitura, um bem tão necessário. O conhecimento é o maior legado que podemos receber ou transmitir.

Introdução à Pintura Rupestre é o novo livro de poesia de José Tolentino Mendonça. O autor e poeta, atual responsável máximo pela Biblioteca Apostólica e pelo Arquivo do Vaticano, dedica este livro à sua mãe.  Ao todo, 19 poemas – um deles dedicado à sua avó Helena. São poemas com magia, como são as memórias de infância.

“A vida dos nossos avós é inventada por nós/ e a essa fadiga o tempo não poupa ninguém”. “Assim inventei o meu avô Matias/ caçador de baleias e ocioso tocador de bandolim/ de colete e botas grossas/ que jamais se saciaram de paisagens”.

São poemas. Mas vamos lá a ver, receitas, contos, são bem-vindos. Há que começar por algum lado 🙂

A pensar naqueles que, segundo o inquérito, nunca foram a uma biblioteca, partilho três nomes que, para mim, são autênticos templos de bem-estar. Se entro aborrecida, saio bem humorada.
A livraria Buchholz – já fui muito feliz neste livraria. Nos tempos de Faculdade, era aqui, na livraria alemã à data, que procurava os livros para o meu curso de germânicas. Continuo a ser feliz nesta casa.

A livraria Almedina no Saldanha. É o spot. Os colaboradores são amáveis e, certamente, ávidos leitores – têm sempre uma apontamento pertinente a acrescentar sobre cada livro.

A livraria da Travessa Lisboa – dinâmica em atividades, acolhedora, ambiente inspirador.

 

Comentários

comentários