Responsável do Vaticano em Lisboa sobre abusos na Igreja: "Temos de assumir que encobrimos crimes"

“Temos de assumir que encobrimos crimes”, Hans Zollner

Hans Zollner, colaborador do Papa Francisco na questão do combate aos abusos sexuais de menores na Igreja Católica, esteve esta terça-feira em Lisboa. E deixou a seguinte mensagem que, me parece, não deve passar despercebida.

“Temos de assumir que encobrimos crimes”, disse o responsável do Vaticano. Uma Igreja que tanto valoriza o perdão e a misericórdia revela “uma dificuldade em enfrentar” a sua responsabilidade, segundo o padre jesuíta alemão, um dos homens fortes do Papa.

“Há algo na cultura católica que torna, aparentemente, quase impossível dizer: admito que errei e assumo as responsabilidades, abdico, assumo uma penitência”, disse Zollner esta terça-feira, em Lisboa. “Não consigo perceber como é que é tão difícil, também para os responsáveis da Igreja, admitir o que correu mal. Quer dizer, acreditamos no perdão. Se perdoamos as pessoas com base no seu arrependimento individualmente, porque é que não podemos perdoar — e pedir perdão — enquanto instituição?”

O responsável do Vaticano disse que a criação de uma comissão independente para investigar os abusos na Igreja é “um grande passo”. Mas as suas palavras também são “um grande passo”.

Assumir erros. É um mal necessário.

Comentários

comentários