Baseado em acontecimentos verídicos, A Cozinha Inglesa de Miss Eliza, de Annabel Abbs, é uma “receita” deliciosa sobre a culinária moderna. E é também um tributo à mulher que confecionou aquele que ficaria conhecido como «o maior livro de culinária britânico de sempre».
Antes de se afirmar como mulher pioneira da escrita culinária, Eliza Acton tencionava dedicar a vida a escrever poesia. Numa altura em que corria o ano 1835 e Londres transbordava de novos ingredientes que ninguém sabia usar: especiarias exóticas, vegetais aromáticos e frutos exuberantes…
Um mundo que passava ao lado de Eliza, uma jovem de boas famílias, que nunca sequer tinha cozido um ovo. Até um dia ser confrontada pelo seu editor: Se Eliza quer ser publicada, que escreva então algo aceitável para uma menina da sua posição. Como um livro de cozinha. A sugestão foi recebida com afronta. Mas ajudou-a a descobrir um talento. Uma paixão. E com a ajuda da sua jovem assistente Ann Kirby, Eliza põe as mãos na massa. E traz-nos curiosidades de época fantásticas, à mesa britânica do século XIX. Lê-se muito bem.