Simão está no IPO. Precisa de um transplante de medula óssea

Vamos lá, Simão!

Simão, 23 anos. Entrou no hospital há dias com um diagnóstico de gastroenterite. Horas depois, o valor elevado de glóbulos brancos (376 mil versus o valor ‘normal’ de 14 mil) confirmava o cenário que nenhum pai e mãe merecem ouvir: Leucemia. O Simão está neste momento no IPO. Criou uma página de instagram para “desabafar um pouquinho da sua experiência”. Não tem mais que uma dezena de posts, porque o cansaço não permite. Mas os seguidores aumentam de dia para dia: amigos e desconhecidos, todos têm uma palavra de apoio. Porque há muitos Simão entre nós. Faltam os potenciais dadores de medula óssea, que, com procedimentos simples, podem salvar vidas. Como fez a mãe de Simão, há muitos anos.

Simão ainda era pequeno quando os pais se inscreveram como potenciais dadores de medula óssea. Tinham menos de 45 anos, eram saudáveis. Por que não fazer um inscrição tão simples. Pouco tempo depois, a mãe (Dulce Correia) recebeu uma comunicação: do outro lado do Atlântico, havia uma jovem a precisar. E a mãe de Simão era, nem mais nem menos, 100% compatível. “A minha mulher não hesitou. Tínhamos dois filhos pequeninos. Rezámos muito. Mas ela estava determinada e foi dadora. A jovem que vivia na América conseguiu viver assim mais anos com mais qualidade de vida”, conta-me o pai Pedro. Na altura, em 2000, ser dador de medula óssea era um mistério. Vinte e dois anos depois, continua a ser necessário desmistificar o procedimento, alerta Pedro. É um processo tão simples e tão precioso para quem precisa.

O Simão precisa. E todos os minutos estão a contar. A sua irmã, 29 anos, vai fazer teste de compatibilidade. Reza todos os dias. Mas as probabilidades são limitadas, mesmo entre irmãos. No IPO, Simão faz a sua parte. Mantém o espírito positivo que lhe é característico, agarra na viola e procura regenerar energias, apoiado na veia artística. Amanhã, segunda-feira, deveria estar a entrar na Faculdade de Arquitetura, para a qual conseguiu vaga em mestrado de design de comunicação. A inscrição não foi anulada. Está ali, à sua espera. Vamos, Simão! O Simão – e os outros Simão – precisam de dadores de medula óssea. E todos os minutos contam.

https://youtube.com/shorts/AMNiKH0Xm1A?feature=share

Página do Simão: https://www.instagram.com/simaoplcorreia/
Para se inscrever como potencial dador basta preencher o inquérito, e dirigir-se aos locais abaixo indicados, onde se fará a colheita de uma amostra de sangue: https://www.ipst.pt/index.php/pt/dador-de-medula-ossea

Comentários

comentários