Portugal é 3º na Liberdade Moral

Portugal é o terceiro entre 160 países com mais liberdade moral do mundo. Quem o diz é a Fundação para o Progresso da Liberdade, uma organização espanhola, criada em 2015, que explica que o Indicador sobre a Liberdade Moral no Mundo pretende demonstrar a liberdade dos seres humanos com base nas restrições morais impostas pelo Estado.

Segundo o relatório, que atribuiu 83,80 pontos em 100 ao nosso país, Portugal obteve “classificações surpreendentemente altas, revelando uma rápida evolução cultural dos valores tradicionais e conservadores para uma abordagem liberal das questões morais”. No ranking estão em primeiro a Holanda e em segundo lugar o Uruguai.

Importa salientar que, para elaborar o documento, foram tidos em conta indicadores religiosos (liberdade religiosa e controlo religioso do Estado), bioéticos (liberdade de tomada de decisões dos indivíduos naquelas questões), drogas (produção, comércio e consumo), sexuais (pornografia e serviços sexuais prestados com consentimento entre adultos) e igualdade do género e familiar (direitos das mulheres, homossexuais, casamento e direitos das famílias em união de facto).

Comentários

comentários