Mas será que sou o único alvo dos mosquitos? Saiba porquê

É verão e eles andam aí.

Em tempo quente há quem seja um íman de mosquitos. Braços, pernas, rosto. Enquanto há quem fique intocável, ao seu lado. Júlia – De Bem com a Vida foi saber porquê!

Temperatura corporal. Para além do dióxido de carbono (os mosquitos são atraídos por esta substância), os mosquitos têm ainda sensibilidade ao calor e ao suor. Quanto mais quente estiver o seu corpo, mais exposto está às picadas.

Cerveja. Um estudo realizado em 2002 na Toyama Medical and Pharmaceutical University, no Japão, mostrou que consumir uma simples lata de cerveja pode fazer com que uma pessoa pareça mais apetitosa para os insetos.

Tipo sanguíneo. Em 1972, as cientistas britânicas Corinne Wood e Caroline Dore publicaram um estudo e foram as primeiras a sugerir que os mosquitos da espécie Anopheles gambiae eram especialmente atraídos pelo sangue do tipo O.

Gravidez. Se está à espera de bebé e reparou que nunca foi tão picada quanto agora… É normal. Está a produzir mais dióxido de carbono.

Fazer desporto. O que também atrai este bichos é o ácido úrico e ácido láctico. Estas são substâncias produzidas por quem faz desporto com alguma intensidade.

A lua! A Associação Americana de Controlo de Mosquitos adverte que estes sugadores de sangue são quinhentas vezes mais activos em noites de lua cheia.

Lave os pés. Não queremos parecer rudes, mas é de facto um bom conselho. O cientista Bart Knols experimentou e percebeu que 75% dos insetos mostraram tendência para picar o pé do investigador transpirado, por lavar.

 

 

Comentários

comentários