Por que devem os pais guardar os dentes de leite dos filhos

Quando uma criança perde um dente de leite, é tradição contar a história da fada dos dentes e deixar o dito debaixo da almofada para que no dia seguinte o pequeno encontre lá um presente. Conselho: não guarde só na almofada. Guarde para sempre, pois um dente de leite… pode salvar uma vida.

Em 2003, o especialista Songtao Shi do National Institute of Dental and Craniofacial Research descobriu que os dentes de bebé podem conter 1/2 dúzia de células estaminais, células estas que podem ser usadas para tratar uma variedade de doenças. Os investigadores têm estudado formas de utilizar células estaminais no cérebro, pâncreas, coração e outros órgãos para reparar danos causados por diversas doenças. A equipa descobriu células estaminais dentro dos dentes adultos, mas mais tarde estudaram os dentes de leite de crianças entre os sete e oito anos de idade e encontraram células estaminais completamente diferentes.

Caso os dentes sejam preservados logo após caírem, podem ser guardados durante anos e ser uma mais-valia na saúde do seu filho no futuro, sugerem os especialistas.

Desta forma, colocar os dentes numa caixa não é solução. Já existem serviços que o ajudam a preservar os dentes de leite dos seus filhos, como o Store-A-Tooth, que coloca o dente num líquido nitrogénico para o conservar.

 

Comentários

comentários